Colóquio

Encontro(s) de mulheres nas descolonizações: modos de ver e saber

27, 28, 29 de maio de 2021, 10h00-18h00 (GMT+1)

Hangar e Museu do Aljube (Lisboa)

Programa

Dia 27 de maio - Local: Hangar

10h00 – Leitura do Manifesto “Encontro(s)”

10h10/11h10Primeiro Círculo: Imagem Decolonial e Movimento I

De Submisso a Político: o Lugar do Corpo Negro na Cultura Visual - conferência-performance (vídeo, 2021, 44’05)) de Melissa Rodrigues, seguida de conversa com a autora, moderada por Ana Cristina Pereira

11h15/11h45 – Inês Cordeiro Dias, "O Olhar e a Subjetividade Femininos em A Costa dos Murmúrios"

11h45/12h15 –Ana Cristina Pereira, “Margarida Cardoso e as Mulheres da Casa Grande: Fragilidade Branca e Memória (Pós-)Colonial”

12h15/13h15 – Catarina Laranjeiro, Tânia Dinis. Conferência-performance “Álbuns de Guerra”

13h15/14h15 – Almoço

14h15/14h55 – Sílvia Roque, “Mulheres-nação: Representações no Cinema Guineense Pós-colonial”

14h55/15h40 – Livia Apa, “Bruna Polimeni, Cabral e a Rede de Apoio à Revolução na Guiné-Bissau”

15h40/16h20 – Giulia Strippoli, “Implicações metodológicas na produção do conhecimento sobre mulheres colonizadas e não colonizadas”

17h00/19hSegundo Círculo*: Imagens e Cantos de Libertação – Augusta Conchiglia nos Trilhos da Frente Leste (Angola)

Projecção de excerto de A Proposito dell’Angola (1973).

Conversa com Augusta Conchiglia, José da Costa Ramos e Maria do Carmo Piçarra sobre Guerre du Peuple en Angola e a migração de imagens para Monangambé (Sarah Maldoror, 1968) e The Pan-African Festival of Algiers (William Klein, 1969)


28 de maio – Locais: Hangar (manhã) / Museu do Aljube (tarde)

Local: Hangar 

10h – Terceiro Círculo*: Descolonizando os Arquivos. Questões de Identidade, Memória, Ética

10h – Projecção de Terceiro Andar (versão monocanal, 17’)

10h20/11h – Luciana Fina, “Lisboa, Bairro das Colónias. Mover Lugares”

11h/11h40 – Projecção de Fordlandia Malaise (Susana de Sousa Dias, 2019, 41’)

11h40/12h20 – Susana de Sousa Dias, título a determinar

12h20/13h – Conversa com Susana de Sousa Dias, Luciana Fina e Maria do Carmo Piçarra

13h/14h30 – Almoço


Local: Museu do Aljube

14h30/15h10 – Quarto Círculo: Imagem Decolonial e MovimentoII

Projecção de Essencial é a Fome (Raquel Lima, 2020, 20’40’). Conversa sobre processos criativos e métodos com Raquel Lima e Ana Cristina Pereira

15h10/15h50 – Projecção de excerto de Nôs Terra (2013). Ana Tica, “Subjetividades Transgressoras”

16h-18h30 – Quinto Círculo:Desaprendendo o Colonialismo: Modos de Ver e Saber

16h/16h20 – Inês Beleza Barreiros, apresentação do tema do círculo e autoras

16h20/17h05 – Projecção de excertos de Imagem como Arma (Patrícia Ferreira + Sophia Pinheiro 2020); ANTICORPO: a Parody on the Colonial Ambition (Patrícia Lino, 2019); e Recognition (Sara Serpa, 2020).

17h05-18h00– Conversa com Patrícia Ferreira, Sophia Pinheiro, Patrícia Lino e Sara Serpa, moderada por Inês Beleza Barreiros.


29 de maio – Local: Museu do Aljube

10h/10h40 – Ana Balona de Oliveira “Mulheres Artistas Descolonizando o Arquivo”

10h40/ 13hSexto Círculo*: Arquivos Públicos e Privados. Olhares, Sensibilidades e Práticas

Projecção de Rorschach for a blindness (Vanessa Fernandes, 2020, 5’) e Tradição e Imaginação (Vanessa Fernandes, 2018, 4’), Hotel Globo (Mónica de Miranda, 2015, 9’), e Adventures in Mozambique and the Portuguese Tendency to Forget

(Ângela Ferreira, 2015, 19’)

11h30/12h – Vanessa Fernandes, "Rizomas: Da Memória à Imaginação”

12h /12h30 – Ângela Ferreira, título a determinar

12h30/13h – Conversa com Vanessa Fernandes e Ângela Ferreira, moderada por Ana Balona de Oliveira

13h/14h30 – Almoço

14h30/15h10 – Raquel Schefer, "A função do reemprego de arquivos e da reconstituição sensível na elaboração de uma contra-história do colonialismo português tardio”

15h15/16h – Kamy Lara, Mulheres de Armas (2012, 12’). Projecção e conversa com a realizadora.

16h/18h30Sétimo Círculo*: O Olhar Decolonial de Maldoror

16h/16h40 – Maria do Carmo Piçarra, “Consciência Política e Anti-colonialismo Através do Olhar Poético de Sarah Maldoror”

Projecção de Un Carnaval en Sael (1978), Um Carnaval em Bissau (1979) and Fogo, Île du Feu (1980). Conversa entre Annouchka de Andrade e Maria do Carmo Piçarra