Seminário || 2020 Migrating Rights | Keywords

Humanitarianism

Martina Tazzioli (Goldsmiths, University of London)

30 de março de 2020, 14h30 (CANCELADO)

Sala de Seminários (Piso 2), CES | Sofia

Notas biográficas

Martina Tazzioli é professora de política e tecnologia na Goldsmiths. È autora de The Making of Migration. The Biopoltics of Mobility at Europe’s Borders (Sage, 2020), Spaces of Governmentality: Autonomous Migration and the Arab Uprisings (2015) e co-autora com Glenda Garelli, Tunisia as a Revolutionised Space of Migration (2016). É co-editora de Foucault and the History of our Present (2015) and Foucault and the Making of Subjects (2016). É co-fundadora da revista ‘Materialifoucaultiani’ e membro do conselho editorial da revista ‘Radical Philosophy.’

Cristina Santinho é doutorada em Antropologia e investigadora contratada pelo CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia). É também docente no ISCTE-IUL. O seu tema de especialização tem versado sobre a inclusão dos refugiados e requerentes de asilo, em Portugal; Direitos Humanos; Diversidades, Mobilidades. Coordena vários projetos, nomeadamente o projeto Living in a Different Culture que tem como objetivo a integração de refugiados no Ensino Superior em Portugal. Participa como investigadora em vários outros projetos científicos, sendo consultora e alguns, para a área do refúgio. Tem a seu cargo a orientação de várias teses de doutoramento e mestrado. Colabora ativamente nos projetos levados a cabo por algumas organizações de base, nomeadamente nas iniciativas e reflexões das associações de refugiados, em Portugal.

Sílvia Roque é investigadora do CES e co-PI do (De)Othering e tem Doutoramento em Relações Internacionais. Entre 2017 e 2019 foi Professora Auxiliar Convidada do Mestrado em Estudos Africanos, no ISCTE-IUL. Desde 2005 tem trabalhado em projectos de investigação no domínio das Relações Internacionais, em particular na área de Estudos para a Paz. Além disso, tem colaborado com organizações da sociedade civil e organizações internacionais na realização de estudos, formação e cooperação que visem a compreensão e a diminuição de várias expressões de violência.

Joana Sousa Ribeiro é Investigadora do Centro de Estudos Sociais (do núcleo de investigação NHUMEP - Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz) e doutoranda em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sendo a sua tese sobre processos de desqualificação e requalificação profissional de migrantes no sector da saúde. Os seus interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com a mobilidade sócio-profissional de migrantes e refugiados/as, estudos longitudinais, estudos interculturais e cidadania. Das suas publicações destacam-se, em 2017, "Making the "Structures" Speak: Migrant Biographies along Time", a/b: Auto/Biography Studies, 32, 2, 388-390; em 2015,"COMpartilhar histórias de vida: (inter)subjetividades, (inter)reconhecimentos e (i)migração", in Elsa Lechner (org.), Rostos, vozes e silêncios: uma pesquisa biográfica colaborativa com imigrantes em Portugal. Coimbra: Almedina; em 2014, com vários autores, "Health Professionals moving to and out of Portugal: a typical case?", Health Policy, Volume 114, Issues 2-3, 97-108. Co-Coordena um grupo de pesquisa da rede internacional IMISCOE - YAMEC -, que se centra na mobilidade de jovens adultos e a crise económica.