Seminário

Crime e Fim-do-mundo na literatura e no cinema

Andrea Pezzè

Fabrice Schurmans

Gaia Giuliani

3 de maio de 2016, 14h00

Sala 2, CES-Coimbra

Abstract

Este conjunto de seminários organizado num dia de estudo pretende explorar as narrativas ditas populares que dimanam do Sul, mais especificamente o espaço Atlântico, nas suas vertentes policiais e pós-apocalípticas. Tratar-se-á de examinar a maneira como estas narrativas representam o social, como refletem as preocupações e os medos em vários contextos sociais. Numa perspetiva comparada e pluridisciplinar, pretende-se ainda mostrar que a maior parte destas narrativas somente fazem sentido quando articuladas entre elas num espaço transnacional, por um lado, e interpretadas a luz da sociologia, filosofia, filologia, por outro lado. Cada seminário terá uma duração de 30-40 minutos e será seguido de uma discussão.


Programme

Gaia Giuliani (CES)
Título: The end of the World as we Know it
Resumo: This paper explores fantasies laying behind ideas of 'permanent disaster' after 9-11 in terms of "opportunities of moral, cultural and political rivitalisation" (Kevin Rosario 2006) in some mass culture products [mostly movies: the American The Happening (2008) by M. Night Shyamalan, Brasilian Blindness (2008) by Fernando Meirelles re-leased from José Saramago's novel (1995), UK The impossible (2012) by Juan Antonio Bayona and the Swedish Melancholia by Lars von Trier (2011)]. This idea of a post-catastrophe revitalisation refers to utopian ideas of a new foundation that is often grounded on particular understanding of our present societies, power relations, and ine-qualities. Fantasies entailed in this visual texts often reproduce white hegemony, het-eropatriarcal relations, class divisions, and colonial subalternities within a militarised 'body politic' legitimised by the 'permanent emergency'. I refer to these fantasies as 'eu-genicist' for their commitment to a renewed 'social order' founded on the rule of the fittest (the ones that can survive the catastrofe and build/rule the new society). In other cases, the visual texts I take into account deal with the dystopian side of utopyan de-signs, revealing how post-catastrophe 'eugenics' repropose positivist very much racialised approaches to social order and totalitarianism.

Andrea Pezzè (CES)
Título: Literatura policial e ficção científica na Argentina do século XIX: Eduardo Ladislao Holmberg
Resumo: Este seminário propõe-se apresentar a figura excêntrica do escritor argentino Eduardo L. Holmberg. Através das teorias sobre a reprodução dos géneros literários, das teorias culturais e das diferentes articulações latino-americanas das personagens conceptuais de Próspero, Ariel e Caliban, o nosso propósito é traçar as problemáticas culturais que os géneros populares despertaram nos escritores periféricos.

Fabrice Schurmans (CES)
Título: A trilogia de Achille F. Ngoye: reescrever o romance policial a partir do Sul
Resumo: Em três romances – «Agence Black Bafoussa» (1996), «Sorcellerie à bout portant» (1998), «Ballet noir à Château-Rouge» (2001) –, o irmão mais novo de V.Y Mudimbe participou da emergência de uma narrativa policial oriunda do Sul que tem utilizado o género em questão para encenar criticamente o Estado pós-colonial. A particularidade desta trilogia é que os limites do Estado em questão ultrapassam as fronteiras nacionais, pois aqui a França não se distingue do Congo, os protagonistas movendo-se entre ambos Estados como se as fronteiras nacionais não existissem. A semelhança do que acontece na narrativa policial atlântica (por exemplo, Beti, Dorsinville, Pepetela) a trilogia de Ngoye afirma-se e encena-se como empenhada, suporte ficcional de uma leitura crítica das sociedades representadas.