Seminário

Circulação das narrativas policiais na orla Atlântica: Pepetela, Driss Chraïbi e Achille Ngoye

Fabrice Schurmans (CES)

23 de abril de 2015, 16h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

O objetivo deste seminário é fornecer uma análise comparativa do romance policial es-crito a partir da orla atlântica africana assim como evidenciar as suas principais contri-buições para o género. Nas últimas décadas temos assistido a um crescimento do ro-mance policial em vários países africanos, textos que tendem a lidar com a violência, as tensões sociais e os conflitos políticos que têm marcado o que é comummente designado por Estado pós-colonial. Concentrando-se em escritores oriundos de Angola, Marrocos e República Democrática do Congo e adoptando uma abordagem pluridisciplinar, este seminário chamará a atenção para a vertente empenhada desta produção literária e consequentemente para a importância deste tipo de ficção como locus privilegiado para abordar preocupações sociais, económicas e políticas. A natureza transnacional deste género literário exige que o pesquisador leia o texto literário além das fronteiras de um Estado específico; neste contexto deve-se fazer uso de novos conceitos e metáforas para compreender o significado das narrativas que circulam ao longo do Atlântico africano.

Nota biográfica

Doutorado em Pós-Colonialismos (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra), Fabrice Schurmans é titular de duas licenciaturas, Filologia Românica e Artes e Ciências da Comunicação, (Universidade de Liège) e de um mestrado em Literaturas Românicas Modernas e Contemporâneas (Universidade do Porto). Entre as suas publicações, destacam-se os livros Michel de Ghelderode. Un tragique de l’identité (2011) e O Trágico do Estado Pós-colonial. Pius Ngandu Nkashama, Sony Labou Tansi, Pepetela (2014) assim como os artigos: «A representação do migrante clandestino no cinema contemporâneo: efeitos e cenas de fronteira» (2014), «O valor utópico da rutura em A Revolta da Casa dos Ídolos (Pepetela) e La Tragédie du Roi Christophe (Aimé Césaire)» (2013); «Subversion des codes génériques et narratifs dans les romans policiers de Pepetela» (2012); «V.Y. Mudimbe. De Entre les eaux à Shaba deux : le choix de l’entre-deux» (2012); «Relire Shakespeare, Reprendre Césaire. Pour une lecture d’Une tempête à partir du Sud» (2012) ; «Les déplacements d’une figure. La métaphore de la traduction et les théories postcoloniales» (2012).