Seminário

Paz Perpétua: O Fim da História através do Comércio

Patrícia Vieira (Universidade de Georgetown)

26 de março de 2014, 18h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

Com o aumento das trocas comerciais entre a Europa e o resto do mundo a partir do Renascimento, o comércio surge para muitos filósofos como a solução para as constantes guerras que assolavam o continente. Ao antagonismo egocêntrico que separava os monarcas europeus, estes pensadores opõem uma “sociabilidade comercial” que une todos os seres humanos, na medida em que as trocas comerciais beneficiam ambas as partes nelas envolvidas. A noção de que o comércio livre, independente de restrições políticas, levará inexoravelmente à paz entre os povos, irá influenciar representantes dos dois extremos do espectro político. De Francisco de Vitoria a Milton Friedman, passando por Adam Smith, Immanuel Kant ou Piotr Kropotkin, o comércio surge como uma alternativa aos desentendimentos políticos e como a rota mais segura para atingir o ideal pós-renascentista de paz perpétua. O fim da história e a pacificação global implicariam a transformação do zoon politikon de Aristóteles num zoon oiko-nomikon. A paz perpétua resultaria assim no advento de um distópico pós-humanismo no qual as relações entre os seres humanos seriam mediadas pelo comércio de coisas e serviços.

Nota biográfica

Patrícia Vieira
é professora associada de Literatura Comparada, de Espanhol e Português e de Estudos de Cinema na Universidade de Georgetown (Estados Unidos) e investigadora do Centro de Governança Democrática – Globernance (Espanha). É autora dos livros Portuguese Film 1930-1960: The Staging of the New State Regime (2013), tradução revista de Cinema no Estado Novo: A Encenação do Regime (2011), e de Seeing Politics Otherwise: Vision in Latin American and Iberian Fiction (2011). Co-organizou ainda o volume Existential Utopia: New Perpectives on Utopian Thought (2011). Co-dirige a série Future Perfect: Images of the Time to Come in Philosophy, Politics and Cultural Studies da editora Rowman and Littlefield.Contribui regularmente para periódicos como Público, Aljazeera Online e The New York Times.
Para mais informações, consultar: http://www.patriciavieira.net/

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP)