Seminário

Maria Madalena Gracioli (CES)

28 de junho de 2011, 15h00

Sala de seminários (2º piso), CES-Coimbra

Resumo
No âmbito das migrações internacionais contemporâneas, o volume da emigração brasileira tem-se destacado, sobretudo, na direcção da Europa e especificamente de Portugal. Neste sentido, a presente investigação foi ao encontro de jovens brasileiros na faixa etária entre os 15 e 25 anos que acompanham os pais no processo migratório para Portugal. A  intenção foi a de produzir conhecimento sobre a categoria social de jovem  nos estudos migratórios. A inserção no campo de estudo e a análise ainda preliminar dos dados, revelam uma população multifacetada, constituída por dois tipos fundamentais de jovens: os  que desfrutam dos mesmos direitos dos jovens portugueses frequentando a escola e/ou trabalho, e os que se encontram em verdadeiro processo de exclusão social. Nos diferentes palcos sociais em que os jovens circulam, a escola e o trabalho constituem esferas privilegiadas de interação e socialização, que a princípio contribuem para a aproximação com a cultura de acolhimento. No entanto, nem sempre essa experiência é positiva, levando-os a uma incessante busca de pertença e aceitação, alguns negociando a própria identidade cultural para serem aceitos no grupo:  uma identidade para si versus uma para os outros. Outros jovens agarram-se à sua identidade brasileira como forma de defesa. Mostram que o complexo processo de interação social, seja na escola, no trabalho, ou em atividades culturais, esportivas e de lazer é permeado pelo preconceito e discriminação, carregando estereótipos de diferentes tons.

Nota biográfica
Maria Madalena Gracioli é doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Araraquara. Desenvolve pesquisa nos domínios da Sociologia da Juventude. Os atuais interesses de investigação centram-se na Sociologia da Juventude com  especial destaque para as questões de educação, trabalho, identidade e migrações. Atualmente é Pós-doutoranda do Centro de Estudos Sociais - CES, da Universidade de Coimbra, onde desenvolve o projeto: (Re)inventando o futuro: o processo de integração de jovens brasileiros em Portugal e a reconstrução da identidade juvenil em contexto migratório, no "Núcleo de Estudos das Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz" sob a supervisão científica da Doutora Elsa Lechner. É bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. É coordenadora do Projeto:  "Entre o presente e o futuro: trajetórias de vida, contexto sócio econômico e cultural e projetos de jovens cortadores de cana", na qualidade de investigador responsável, financiado por Fundação Educacional de Ituverava - FEI.