Sessão cinematográfica

"Destino Clandestino"

6 de maio de 2011, 14h30

Sala de seminários (2º piso), CES-Coimbra

Filme: “Destino Clandestino” de Dominique Mollard
[França/Espanha, 2009, 90 minutos].

[Filme projectado em castelhano]

Resumo do filme
Pela primeira vez um jornalista consegue embarcar numa das frágeis embarcações que parte da Mauritânia com destino às ilhas Canárias. Com ele vão 39 pessoas, incluindo duas mulheres e um bebé de cinco meses. Trata-se de uma viagem perigosa, cheia de surpresas, ao longo da qual o repórter Dominique Mollard regista tudo em vídeo. O resultado é um impressionante testemunho da tragédia que está a dilacerar o continente africano. Quantas vezes nos questionámos como se pode arriscar a vida num barco como este e percorrer 800 Km em mar aberto, com ondas de todo o tamanho? Como se sobrevive? O que é que conduz estas pessoas a uma batalha infernal de vida ou morte? A resposta para muitas destas perguntas está no documentário realizado por este jornalista francês. Ao longo de 90 minutos vêem-se as suas mãos, os seus pés, ouve-se a sua voz nesta história, mas os verdadeiros protagonistas são os 38 subsaarianos que, como afirma um deles, são "filhos de pobres." Nasceram pobres mas lutam com todas as forças para não morrer nessa condição.

Comentários: Catarina Martins (CES)


Enquadramento do ciclo de Cinema e Debates "Migrações Clandestinas"
Milhões de pessoas no nosso planeta são diariamente barradas por muros, fronteiras e legislações proteccionistas de Estados-nação que, ao mesmo tempo, as atraem pelas leis do mercado e miragem de bem-estar social. A globalização vive esse grande paradoxo de liberalizar a circulação de bens, serviços e comunicações, reforçando em simultâneo as políticas estatais de fiscalização e controlo dos territórios. Um conflito está aberto entre a mobilidade crescente de populações movidas por motivações vitais e a impossibilidade ou dificuldade radical em encontrar um lugar de pertença num “mundo comum”.

No sentido de abrir o debate sobre as migrações clandestinas no panorama actual, o Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz, organizou um Ciclo de debates que abordará, ao longo de 2011, as diversas dimensões do problema. Serão projectados filmes documentários e ficções a comentar por um/uma convidado/a e a discutir pela plateia.

 


 


Ciclo de cinema e debates

Migrações Clandestinas