Ciclo de Conferências-Debate

Economistas políticos(as) - diálogos esperançosos em tempos sombrios

março - setembro | 2021

Evento em formato digital

Enquadramento

O ciclo de conferências-debate “Economistas políticos(as) – diálogos esperançosos em tempos sombrios” é uma organização da secção temática de Filosofia e História da Economia Política e do Núcleo da Região Centro, da Associação Portuguesa de Economia Política. O evento pretende colocar em debate, ao longo de seis meses, temas centrais da contemporaneidade, na área da Economia Política, a partir da obra de autores/as de referência. Vivemos tempos sombrios, ainda marcados por um afunilamento do debate público, que em muito impede a abordagem crítica de grandes questões: as desigualdades sociais e demográficas, a crise ecológica, a cidadania e a conflitualidade social, os modelos de Estado a adotar.

No entanto, urge dar uma nota de esperança, a partir daquilo que tem sido o trabalho realizado a partir dos debates que têm sacudido o espaço público, com o contributo de cientistas sociais. Este ciclo, a realizar numa 5ª feira de cada mês, entre março e setembro de 2021, integra um modelo onde, em cada uma das sessões, dois participantes partem do trabalho de duas referências internacionais, do passado e da atualidade, em Economia Política, confrontando ideias e possibilitando um debate aberto a todos os presentes.

Na primeira sessão, “O que fazer com o capitalismo?”, confrontam-se as obras de Karl Marx e de Thomas Piketty para indagar sobre o futuro do capitalismo e a possibilidade, ou não, da sua reforma ou superação. Na segunda sessão, ““Ninguém cuida do que é de todos? – A Tragédia dos Incomuns revelada por um vírus”, discute-se a tragédia de Garrett Hardin, comparando-a com a de Elinor Ostrom no contexto atual. Na terceira sessão, “Para lá das destruições pouco criativas”, indaga-se sobre a possibilidade de colocar a ciência e a tecnologia ao serviço de grandes objetivos socioeconómicos, discutindo as obras de Joseph Schumpeter e de Mariana Mazzucato. A quarta sessão, dedicada ao tema “A economia política feminista tem história”, remonta às ideias percursoras da defesa dos direitos das mulheres, efetuada por John Stuart Mill, para colocá-las em confronto com a teoria da reprodução social de Lise Vogel. Na quinta sessão, “Os Estados para lá dos consensos económicos”, discutem-se as alternativas e as necessidades, em termos de intervençãodo estado na economia, em relação aos ditames saídos do Consenso de Washington, tendo como referência as obras de John Maynard Keynes e de Joseph Stiglitz. Por fim, a sexta e última sessão tendo como fundamento os trabalhos de Karl Kapp e de Joan Martinez Alier irá aborda-se a necessidade da transformação ecológica da economia contemporânea.
 

Organização: Associação Portuguesa de Economia Política (EcPol) – Núcleo da Região Centro, Secção Temática de História e Filosofia da Economia Política, e Centro de Estudos Sociais

Membros da Comissão Organizadora: Irina Castro, João Maia, João Rodrigues, Vitor Neves