Conflitos socioambientais e jurídicos envolvendo acidentes químicos no Brasil

Marcelo Motta Veiga (CES/Fundação Oswaldo Cruz)

16 de outubro de 2013, 10h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Neste seminário irá abordar-se o acidente do rompimento de um dos maiores dutos de nafta da região Sudeste do Brasil, ocorrido em 1984, no Estado do Rio de Janeiro. Neste caso, descrevem-se os conflitos jurídicos e socioambientais envolvendo comunidade,  governo e empresa, em suas instâncias de representação. Passados quase 30 anos do acidente químico, segue o dano ambiental sem qualquer solução implantada, com o aumento do risco sanitário e ambiental, uma vez que, atualmente, a área encontra-se densamente ocupada.

Nota biográfica

Marcelo Motta Veiga - Licenciado em Direito (UFRJ) e Engenharia (PUC-RJ). Possui Doutorado em Engineering Management pela George Washington University (GWU) nos Estados Unidos.  Atualmente, é investigador sênior na área ambiental da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Coordenador acadêmico no Centro de Ciências Jurídicas e Políticas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).  Consultor da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS/OMS).  Coordena projetos de Gestão Ambiental financiados pela Fundaçãode Amparo à  Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Nota: Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES)