Oficina
A Utilização de Grupos Focais em Pesquisa Qualitativa
Maria Madalena Gracioli (CES)
16 de fevereiro de 2012, 17h30
Sala 2, CES-Coimbra
	Resumo:
	Como técnica de pesquisa qualitativa, o grupo focal obtém dados por meio de reuniões com grupos de pessoas que representam o objeto de estudo. A utilização do grupo focal tem sido empregada internacionalmente para a estruturação de ações diagnósticas e levantamento de problemas; para o planeamento de atividades educativas, como objeto de promoção em saúde e meio ambiente e, em investigações nas diversas áreas das Ciências Humanas e Sociais. O grupo focal, como técnica de pesquisa, utiliza de reuniões grupais de discussões, centralizando num tópico específico a ser debatido entre os participantes. O moderador assume a posição de facilitador do processo de discussão. Ademais, opção do grupo focal como recurso metodológico em pesquisa qualitativa depende dos propósitos do investigador e dos objetivos da pesquisa. É assim que esta oficina pretende debater os pressupostos teóricos e metodológicos dos grupos focais, apresentar as principais características de constituição e realização de um grupo focal e, por fim, discutir as possibilidades de utilização do grupo focal em pesquisas qualitativas nas Ciências Sociais.
	Bibliografia:
	- Aigneren, Miguel. «La técnica de recolección de información mediante los grupos focales». In: Revista electrónica del Centro de Investigación Social (CEO), 2001. Disponível em: http://revinut.udea.edu.co/index.php/ceo/article/viewFile/1611/1264
	- Gatti, Bernadete Angelina, 2005, Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro.
	- Gondin, Sonia M. Guedes. 2002, Grupos focais como técnicas de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia (Ribeirão Preto) v.12, n 24.
	- Morgan O, David L., 1997, Focus Groups as Qualitative Research. 2nd ed.Thousand Oaks,  California: Sage Publications..
	 
Nota: Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP)

