Conferência

O Outro a partir de uma perspectiva do sentir

Emma Léon Vega (Universidade Nacional Autónoma do México)

26 de outubro de 2011, 17h00

CES-Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato 13, Lj 117/118

Resumo

O Outro, o diferente, pode incitar-nos ao medo, à ansiedade ou ao mero desassossego. A aparição do Outro é sentida como ameaça porque não encontramos nele indício nenhum que diga respeito à nossa própria singularidade. Em vez de ver no Outro a condição básica para o mistério da própria existência, a experiência fundamental que daqui advém consiste na impossibilidade de atribuir sentido àquilo que nos desafia apenas com a sua presença, assim como o que nós mesmos representamos para a vida desse Outro. O Outro está ali, perante cada um de nós, sem dar sinais de um “algo” indicativo da possibilidade de nos refletir. No entanto, a sua presença é a maior constatação de que existimos sem saber porque somos o que somos.

Nota biográfica

Investigadora Titular da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM), é Licenciada e Mestre em Psicologia Social pela UNAM e Doutorada em Ciências Sociais pelo Colégio do México (CM). Pertence ao Centro Regional de Pesquisa Multidisciplinar, UNAM, no Programa de Pesquisa "Estudos do Imaginário". Integra também o Sistema Nacional de Investigadores.

Ao longo de 30 anos de trabalho na Universidade tem desenvolvido projetos sobre epistemologia e metodologia crítica, subjetividade e sujeitos sociais, pensamento social e cultura, teorias da vida quotidiana e formas de racionalização do pensamento ocidental moderno.
Pela sua trajetória como investigadora e professora foi-lhe atribuído reconhecimento pelo mérito universitário, tendo sido agraciada com a medalha “Sor Juana Inês de la Cruz”.

Durante os últimos 10 anos tem-se concentrado em campos abertos de estudo sobre os problemas da alteridade a partir de uma perspectiva multidisciplinar. Neste âmbito tem desenvolvido uma abordagem para investigar e refletir encontros com o Outro, com foco na lógica sensível e na lógica afetiva, as quais se expressam nos fenómenos de conflitos, rejeições e distorções das alteridades sociais.
Tem várias obras publicadas pela Editora Ánthropos de Barcelona entre as quais: “Usos y discursos teóricos sobre la vida cotidiana”, “De Filias y arquetipos”, “Sentido Ajeno. Competencias ontológicas y otredad”. Também coordenou “Los rostros del Otro. Reconocimiento, invención y borramiento de la alteridad”.

Mais recentemente publicou o livro intitulado “El Monstruo en el Otro. Sensibilidad y coexistencia humana” (Editora Sequitur), e encontra-se para publicação o livro, “Virtudes y sentimientos sociales para enfrentar el desconsuelo”, onde Emma surge como coordenadora.

Organização: João Arriscado Nunes, Rita Serra, Irina Castro, Mayrén Alavez Vargas e Nelson Matos.

NOTA: No âmbito dos projectos BIOSENSE e SCRAM