Seminário | Construir as Epistemologias do Sul

A que soa a resistência? Canções que desafiaram o colonialismo em Angola e Moçambique

Cristina Sá Valentim

Maria Paula Meneses

5 de março de 2020, 15h00

Sala 1, CES | Alta

Maria Paula Meneses é investigadora coordenadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando o núcleo de estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). É doutorada em antropologia pela Universidade de Rutgers (EUA) e Mestre em História pela Universidade de S. Petersburgo (Rússia). Lecciona em vários programas de doutoramento do CES, sendo co-coordenadora do programa de doutoramento em 'Pós-colonialismos e cidadania global'. Co-coordena com Boaventura de Sousa santos (CES) e Karina Bidaseca (CLACSO) o curso internacional 'Epistemologias do Sul' (CLACSO-CES). Anteriormente foi Professora da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). De entre os temas de investigação sobre os quais se debruça destacam-se os debates pós-coloniais em contexto africano, o pluralismo jurídico - com especial ênfase para as relações entre o Estado e as 'autoridades tradicionais' no contexto africano -, e o papel da história oficial, da(s) memória(s) e de ´outras´ narrativas de pertença nos processos identitários contemporâneos. Participou em inúmeros projectos de investigação, coordenando atualmente uma pesquisa sobre as relações afetivas durante a guerra. Organizou e publicou vários livros e artigos. De entre as suas mais recentes publicações estão "Os Saberes Feiticeiros em Moçambique: Realidades materiais, experiências espirituais" (Almedina 2019), "Knowledges Born in the Struggle Constructing the Epistemologies of the Global South" (volume editado com Boaventura de Sousa Santos, Routledge, 2019) e "Mozambique on the Move. Challenges and Reflections' (Brill, 2018), organziado com Sheila P. Khan e Bjorn Bertelsen. Tem o seu trabalho publicado em diversos países, incluindo Moçambique, Espanha, Portugal, Brasil, Senegal, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Alemanha, Holanda e Colômbia.

Cristina Sá Valentim é licenciada e mestre em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Coimbra, e doutorada em Sociologia, programa doutoral em 'Pós-Colonialismos e Cidadania Global' no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.  Tem realizado investigação nas áreas da antropologia, sociologia e estudos pós-coloniais, nomeadamente sobre migração e língua, diferenciação social, colonialismo português, música, poder, agency, subjetividade, imagem e, mais recentemente, ambiente e sustentabilidades, ecologia política e cultural. Com o apoio de uma Bolsa de Doutoramento atribuída pela FCT, defendeu em 2019 a tese: "SONS DO IMPÉRIO, VOZES DO CIPALE. Canções tucokwe, Poder e Trabalho durante o colonialismo tardio na Lunda, Angola". No doutoramento, investigou o designado 'folclore musical indígena' dos Cokwe da Lunda colonial, Angola, promovido entre as décadas de 1940 e 1970 pela Ex-Diamang (Companhia de Diamantes de Angola) e Museu do Dundo. Nesse âmbito, realizou trabalho de campo em Portugal e em Angola através de pesquisa em arquivo colonial sonoro e documental, e de história oral. É responsável pela manutenção em backoffice do website www.diamangdigital.net na sequência da sua participação como investigadora no projeto "Diamang Digital".  Atualmente é investigadora de pós-doutoramento no Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet (CFE) da Universidade de Coimbra.

Na segunda parte do seminário será apresentado o livro O Pluriverso dos Direitos Humanos: a diversidade das lutas pela dignidade  da colecção "Epistemologias do Sul, com a presença dos organizadores Boaventura de Sousa Santos e Bruno Sena Martins..