ECOSOL - Economia Solidária

Seminário | Ecosol-CES

Há empresas recuperadas por trabalhadores em Espanha?

Flávio Chedid Henriques (NIDES/SOLTEC/UFRJ)

21 de janeiro de 2022, 16h00 (GMT)

Evento em formato digital

Comentários: Andrés Spognardi (CES)


Apresentação

Neste seminário será apresentada uma pesquisa sobre Empresas Recuperadas por Trabalhadores (ERTs), cujo trabalho de campo foi realizado na Espanha, com federações de cooperativas, sindicatos, cooperativas e pesquisadores da temática. Partindo de uma discussão conceitual em torno das ERTs na América Latina, buscamos compreender particularidades do caso espanhol que aproximam ou distanciam as experiências desse país das iniciativas mais conhecidas da América Latina, particularmente da Argentina.
Ao pensar nas fronteiras que vêm moldando o conceito de ERTs, procuramos alargar as possibilidades de conexões entre as distintas experiências sem deixar de apontar suas especificidades.


Nota biográfica

Flávio Chedid Henriques tem graduação e mestrado em Engenharia de Produção (Coppe/UFRJ) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional (Ippur/UFRJ). É pesquisador-extensionista do Soltec/UFRJ desde 2004 e, atualmente, Diretor de Extensão do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides/UFRJ), Coordenador geral do Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC/UFRJ) e docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social. É organizador do livro Economia Solidária na América Latina: realidades nacionais e políticas públicas (2011); do livro Tecnologia, Participação e Território (Editora UFRJ, 2015); do livro Tecnologia para o Desenvolvimento Social - Diálogos Nides (2018) e do livro Dialética da Autogestão em Empresas Recuperadas por Trabalhadores no Brasil (2019). É co-autor do livro Empresas Recuperadas por Trabalhadores no Brasil (Multifoco, 2013) e autor do livro Autogestão em Empresas Recuperadas por Trabalhadores: Brasil e Argentina (Editora Insular, 2016). Atua no campo da Economia Solidária com estudos sobre Organização do Trabalho e Autogestão.


Atividade no âmbito do ECOSOL-CES

___________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://us02web.zoom.us/j/84678334750?pwd=NnkxYWY0UVZuSHJ4ak4vcFFxYjk3UT09 | ID: 846 7833 4750 | Senha: 219430

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.