ECOSOC - Oficina de Ecologia e Sociedade

Ciclo

Grupo de Leitura de Ecologia Política

2024

Programa

Marx e o decrescimento
22 de janeiro de 2024, 15h00, sala 2, CES | Alta

Desde a publicação do seu livro, Karl Marx’s Ecosocialism (O Ecosocialismo de Karl Marx), Kohei Saito se tornou um dos mais influentes estudiosos marxistas contemporâneos, com um foco importante na ecologia política. Marx in the Anthropocene (Marx no Antropoceno), o trabalho central desta sessão do grupo de leitura, é seu mais novo livro. O livro revela os aspectos ecológicos menos conhecidos e publicados apenas recentemente que sustentam a crítica de Marx à economia política capitalista e os confronta com outras vertentes dos estudos marxistas contemporâneos. Saito argumenta que estas novas percepções abrem espaço para uma réplica entre o decrescimento e o comunismo.
Leitura: "Marx in the Antropocene", de Kohei Saito
Coordenador: Jonas Van Vossole


Da Colonialidade Climática ao Futuro da Justiça Climática
18 de março de 2024, 15h00, sala 2, CES | Alta

Esta sessão apresentará duas abordagens que desafiam o quadro normativo da justiça climática. Os autores aqui discutidos propõem novas perspectivas para compreender a estrutura de poder existente face à emergência climática, explorando roteiros para navegar nas complexidades de narrativas climáticas antigas e emergentes.
Leituras: "Multispecies justice: Climate‐just futures with, for and beyond humans" (“Justiça multiespécies: futuros climáticos justos com, para e além dos humanos”), de B. Verliem e “The unbearable heaviness of climate coloniality” (“O peso insuportável da colonialidade climática”), de Farhana Sultana
Coordenadora: Flora Pereira


O futuro é ancestral – diálogo sobre cosmopolítica na obra de Krenak
12 de abril de 2024, 15h00, sala 2, CES | Alta

Em A vida não é útil, conjunto de reflexões desencadeadas pela pandemia da Covid-19, Ailton Krenak, filósofo indígena, questiona a ideia de “civilização” e as consequências do consumismo desenfreado na reprodução da vida. Sua linguagem é objetiva, lúcida e profunda, e um convite à reflexão sobre o poder da ancestralidade. Esta sessão pretende ser um diálogo aberto sobre os possíveis caminhos de uma cosmopolítica.
Leituras: “A vida não é útil e Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak
Coordenadoras: Teresa Meira e Héstia Delibas


Análise histórica e política do fogo
13 de maio de 2024, 15h00, sala 2, CES | Alta

Stephen Pyne é um autor americano que, desde a década de 1980, considera e trabalha na história política dos fogos e incêndios florestais, que tem permanecida amplamente negligenciada na literatura sobre o tema. The Pyrocene (O Piroceno) é seu último livro, publicado em 2022, e discute os usos e funções do fogo tanto cultural quanto histórica, desde os incêndios agrícolas até a queima de biomassa fóssil.
Leitura: “The Pyrocene”, de Stephen Pyne
Coordenadora: Joana Sousa


A ciência ficção como lente para crises socioecológicas
17 de junho de 2024, 15h00, sala 1, CES | Alta

Ursula K. Le Guin (1929 – 2018) foi uma autora americana mais conhecida por suas obras de ensaios e romances especulativos/ficção científica. The Word for World Is Forest  (A Palavra para Mundo é Floresta) é uma de suas histórias, publicada pela primeira vez como ensaio em 1972 e depois como livro em 1976. Faz parte de seu “Ciclo Hainish”, ambientado em uma história futura em que civilizações de seres humanos de planetas em órbita de estrelas próximas, incluindo a Terra, estão a contactar-se pela primeira vez, estabelecendo relações diplomáticas e organizando uma confederação.
Leitura: “The Word for World Is Forest”, de Ursula Le Guin
Coordenador: Gustavo Garcia