ECOSOC - Oficina de Ecologia e Sociedade
Sessão cinematográfica
ParaDocma | Sessão 1: «Piratas!» de Juana Falque e «SOS Racismo: 20 anos a quebrar tabus» de Bruno Moraes Cabral
20 de julho de 2023, 21h30
Casa da Esquina (Coimbra)
Apresentação
Atendendo à complexidade dos desafios que hoje colocam em causa a manutenção da vida no Planeta Terra, às crescentes desigualdades e injustiças sociais e contradições do desenvolvimento sustentável, importa desenvolver uma “leitura ecológica crítica” sobre o mundo.
ParaDocma, de PARADigma, de DOCumentário e de DOgMA, é uma iniciativa que reúne vários grupos e organizações locais, um Ciclo de Cinema que quer dinamizar a cidade de Coimbra com o objetivo de promover o “estudo da casa”, neste caso, de criar diálogo sobre temas ecológicos prementes em diversos espaços da cidade de Coimbra. É um evento itinerante porque pretende divulgar os espaços associativos e os espaços públicos da cidade junto da população e, assim, conhecer os recursos materiais e imateriais locais existentes.
O Paradocma é uma iniciativa organizada conjuntamente entre a Casa da Esquina, o Cine Eco Seia e a Oficina de Ecologia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais da UC, em colaboração com outras organizações locais. Temos o privilégio de ter o Cine Eco Seia, principal festival de cinema sobre ambiente em Portugal, como parceiro e de ter direitos sobre exibição livres de filmes premiados em Coimbra. Nesta edição, as sessões serão na Casa da Esquina e na Escola Secundária de Avelar Brotero. Esta sessão dupla é realizada em parceria com o movimento SOS Racismo e terá o comentário de José João Lucas em representação desta associação.
Programa
20 de julho de 2023, 21h30, Quintal da Casa da Esquina
Piratas! de Juana Falque (Documentário, 23 min)
Sinopse: É um documentário de 2011 sobre os piratas da Somália a partir das histórias dos próprios piratas, o lado da história de que os media não falam. Trata da origem do início da pirataria da Somália, os conflitos inerentes e as motivações dos piratas.
Juan Falque: Realizador e argumentista espanhol nascido em San Sebastian, Guipuzcoa, Espanha. O seu trabalho oscila entre longas e curtas-metragens e documentários.
SOS Racismo: 20 anos a quebrar tabus de Bruno Moraes Cabral (Documentário, 31 mim)
Sinopse: Este documentário recupera na primeira pessoa algumas das histórias mais marcantes de duas décadas de luta contra a(s) discriminação(ões). Ao rever o percurso da associação, o documentário permite conhecer a história da luta anti-racista em Portugal ao mesmo tempo que aborda outras lutas e outras discriminações. Pela sua importância histórica e pela sua abrangência de temas, este filme é um instrumento importante para promover o debate sobre a discriminação.
Extensão de festival de cinema e debates
ParaDocma - Viver melhor [a cidade], é preciso! (5.ª edição)