Notícia

CES coordena projeto que promove o uso de ciência cidadã na educação

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra iniciou a 1 de setembro de 2024 o projeto ATHENE: Ciência Cidadã como metodologia para o desenvolvimento das competências em crianças e jovens. Durante três anos, este projeto de investigação-ação vai criar uma nova ferramenta pedagógica para usar nas salas de aula, a disponibilizar numa plataforma digital gratuita com módulos de aprendizagem autónoma, recursos de apoio, formações e portfólios digitais.

Este projeto inovador promove a colaboração entre alunos/os, professores/as e investigadores/as no desenvolvimento de pequenos projetos de investigação nas escolas. Os/As alunos/as têm um papel central no processo e uma maior liberdade para aprender, socorrendo-se de princípios da participação dos cidadãos na investigação científica. Assim, desenvolvem novas competências enquanto aprendem de forma mais autónoma.

No ATHENE, as competências, conhecimentos e experiências de cada criança e jovem são muito importantes no processo de ensino e aprendizagem. Os/As participantes aprendem a pensar criticamente sobre o que aprendem e podem até ajudar outros jovens enquanto mentores. O projeto também procura desenvolver aptidões essenciais como iniciativa, autonomia e criatividade, envolvendo alunos/as desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário e profissional, mostrando assim o seu compromisso com novas formas de ensinar e aprender.
A ferramenta segue as orientações do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e acompanha outras iniciativas para a inovação pedagógica em Portugal e no mundo.

Após reuniões com escolas, docentes e representantes dos municípios parceiros, o trabalho com as turmas já se iniciou. As atividades decorrem no Agrupamento de Escolas Coimbra Centro e no Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel (Coimbra), no Agrupamento de Escolas Gândara Mar-Tocha (Cantanhede), no Agrupamento de Escolas de Mortágua (Mortágua) e no Agrupamento de Escolas da Escalada (Pampilhosa da Serra).

O projeto é coordenado pelo CES, em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com financiamento do Portugal2030-CENTRO2030-Portugal. Sete organizações são co-investidores sociais: Fundação "la Caixa"/Banco BPI, União de Freguesias de Coimbra, Município de Cantanhede, Município da Pampilhosa da Serra, Município de Mortágua, Fundação Bissaya Barreto e a empresa Combo Ltd.

Várias outras organizações apoiam o ATHENE: Direção-Geral da Educação, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, Universidade de Coimbra, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Instituto de Apoio à Criança, Fundação da Juventude, Observatório das Políticas de Educação e Formação do CES, Infraestrutura de Investigação Europeia OPERAS e Laboratório Colaborativo Pro-Child.

A coordenação do ATHENE está a cargo das investigadoras Cláudia Pato de Carvalho e Rita Campos. A equipa inclui também as/os investigadoras/es Ana Maria Seixas, Fernando Fontes, Miguel Cardina, Rosa Monteiro e Sofia Gonçalves.