Livro

«Slamizando nas Periferias: A Pós-Memória Colonial em Paris, Lisboa e Bruxelas» de Fernanda Vilar

Edições Afrontamento | Memoirs || 2022

Sinopse

As expressões artísticas das periferias são parte importante do cenário cultural das grandes capitais europeias, sendo o hip-hop um dos movimentos fundamentais que daí emergiram. A competição de poesia slam faz parte desse panorama e oferece aos artistas a possibilidade de «subir ao palco» e de se expressarem. Neste livro, estudo a poesia slam que aborda a transmissão da memória da colonização através da poesia, possibilitando a compreensão e definição de uma identidade múltipla e fluida de sujeitos herdeiros de um passado colonial francês, belga e português. A análise dos poemas escolhidos permite compreender que não há excepcionalismos coloniais e que os traumas e as feridas que existem até hoje possuem uma causa comum, a condição de colonizado, que se perpetua até aos nossos dias nas relações societais pós-coloniais. Cada poema é uma expressão da urgência de descolonizar para melhor vivermos as nossas diferenças num mundo cada vez mais cosmopolita.

Sobre a autora

Fernanda Vilar é consultora para a UNESCO. Foi investigadora do projeto «MEMOIRS – Filhos de Impérios e Pós-Memórias Europeias» (ERC), interessando- se pelos impactos da pós-colonialidade nas sociedades europeias e nas expressões artísticas das periferias. Em 2015 ganhou o prémio de impacto académico das Nações Unidas e defendeu o seu doutoramento em literaturas africanas na Universidade de Paris Nanterre. Lecionou na Ecole Normale Supérieure de Lyon, onde também fez o seu mestrado.

Imagem de capa: Dominique Barbot, Traços no calçadão, 2022 (cortesia da artista)