Livro

«O Atrito da Memória | Colonialismo, guerra e descolonização no Portugal contemporâneo» de Miguel Cardina

Tinta da China, 2023

Uma reflexão sobre as múltiplas vidas do passado colonial português

Como se edificou o colonialismo português? De que forma a guerra colonial se constituiu como a sua etapa derradeira? Qual a memória dominante sobre este período histórico e que disputas públicas se têm expressado nos últimos anos?

A memória da guerra, do colonialismo e da descolonização é uma realidade viva no Portugal democrático, apesar de ainda ser necessário aprofundar o debate que uma questão desta magnitude convoca. Num momento em que nos preparamos para celebrar os 50 anos do 25 de Abril e da revolução, enfrentar essa memória e os efeitos do colonialismo implica fazer uma reflexão indispensável sobre o Portugal de ontem, de hoje e de amanhã.

Sobre o autor

Miguel Cardina é investigador do Centro de Estudos Sociais. É membro da coordenação da linha temática "A Europa e o Sul Global: Patrimónios e Diálogos". Coordenou, até janeiro de 2023, o projeto de investigação «CROME - Crossed Memories, Politics of Silence. The Colonial-Liberation Wars in Postcolonial Times», financiado pelo European Research Council (ERC - Conselho Europeu para a Investigação). É autor ou co-autor de vários livros, capítulos e artigos sobre colonialismo, anticolonialismo e guerra colonial; história das ideologias políticas nas décadas de 1960 e 1970; e dinâmicas entre história e memória. Entre os seus livros mais recentes conta-se: "Remembering the Liberation Struggles in Cape Verde. A mnemohistory" (com Inês Nascimento Rodrigues, 2022, Routledge) e "O Atrito da Memória. Colonialismo, guerra e descolonização no Portugal contemporâneo" (ed. italiana, Meltemi; ed. portuguesa, Tinta-da-china; 2023).