podcast do projeto MAPS

Em Memória da Memória. Interrogações e testemunhos pós-imperiais

Reflexões de académicos, artistas e ativistas sobre a Europa pós-imperial

Imagem de Márcio de Carvalho (cortesia do artista)


O podcast “Em Memória da Memória. Interrogações e testemunhos pós-imperiais” vai explorar as reflexões de académicos, artistas e ativistas sobre a Europa pós-imperial, com o objetivo de compreender e discutir as pós-memórias europeias e os legados coloniais.

Realizado no âmbito do projeto de investigação “MAPS – Pós-Memórias Europeias: Uma Cartografia Pós-Colonial”, coordenado pela investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Margarida Calafate Ribeiro, e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), contará com 18 episódios disponibilizadas em https://reimaginaraeuropa.ces.uc.pt .

O podcast “Em Memória da Memória. Interrogações e testemunhos pós-imperiais” terá novas entradas semanais, sempre às quintas-feiras, disponibilizadas em português e em francês nas plataformas de podcasts (Spotify, Apple Podcasts, entre outras) e no website previamente mencionado. Pretende trazer para primeiro plano as histórias de cidadãos e cidadãs de segunda e terceira gerações cujas experiências se encontram moldadas pelas heranças coloniais e pelos processos de descolonização nos contextos de Portugal, Bélgica e França.

Este novo conteúdo quer contribuir para a compreensão e discussão sobre as pós-memórias europeias e os legados coloniais através das vozes daqueles que estão a transformar ativamente o presente e o futuro da Europa. É uma iniciativa que pretende promover um diálogo enriquecedor e crítico sobre questões fundamentais da contemporaneidade, contribuindo para redefinir noções de cidadania na Europa contemporânea. A realização é da investigadora do CES, Inês Nascimento Rodrigues, a edição de som de José Gomes, a imagem gráfica de Márcio de Carvalho e a música do indicativo é da autoria de XEXA.


Sobre o projeto MAPS

O projeto “MAPS - Pós-memórias Europeias: uma cartografia pós-colonial” visa criar uma nova cartografia da memória europeia, trazendo para primeiro plano as memórias dos que foram afetados pelo colonialismo e pela descolonização em Portugal, França e Bélgica, do ponto de vista das segunda e terceira gerações, reunidas através de entrevistas realizadas no âmbito do projeto “Memoirs – Children of Empires and European Post-Memories”, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação e desenvolvido no Centro de Estudos Sociais. A ressignificação do passado colonial testemunhada por estas narrativas pessoais e obras artísticas oferece um contributo poderoso para repensar o património da memória colonial como uma parte fundamental da identidade europeia. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em https://reimaginaraeuropa.ces.uc.pt.


Equipa do projeto MAPS

Margarida Calafate Ribeiro, António Pinto Ribeiro, António Sousa Ribeiro, Bruno Machado, Fátima da Cruz Rodrigues, Felipe Cammaert, Fernanda Vilar, Graça dos Santos, Hélia Santos, Nuno Simão Gonçalves, Paulo de Medeiros, Roberto Vecchi. Gestão: Jéssica Santos. Comunicação: Helena Rebelo.