CES integra novos projetos de investigação europeus

© CES

Numa Europa que enfrenta diariamente novos desafios e ameaças aos regimes democráticos, o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra mantém-se como um centro de investigação científica de referência para a abordagem crítica das teorias da democracia participativa e dos seus valores.

Com efeito, o CES é o parceiro de investigação português de um novo consórcio de investigação apresentado em julho pela Comissão Europeia. Denominado Nets4Dem | Network of Networks 4 Democracy, iniciou o seu trabalho a 1 de julho de 2023, sob a coordenação do parceiro The Democratic Society AISBL (Bélgica).

O Nets4Dem é uma Ação de Coordenação que irá estabelecer e desenvolver uma rede europeia de profissionais e investigadores/as no campo da democracia, deliberação cívica, participação e educação para a cidadania. O Consórcio de 10 parceiros europeus, que conta ainda com um parceiro associado dos EUA, reúne organizações com ampla experiência de inovação democrática em áreas tão diversas como democracia digital, estado de direito, mudança climática, ou abordagem cultural e criativa.

Ao longo de 36 meses, o Nets4Dem procurará concentrar os seus esforços em quatro objetivos principais: 1) criar, promover e sustentar uma rede mais forte de policy makers, profissionais e investigadores/as; 2) sistematizar e articular o conhecimento existente mas ainda disperso sobre inovação e governança democrática; 3) estabelecer uma abordagem europeia coordenada para promover o acesso à inovação democrática; 4) produzir recomendações para a promoção de políticas mais ambiciosas de fortalecimento da democracia em todos os níveis de governação.

Dispondo de um orçamento de 143.593 €, a equipa do CES constituída por Giovanni Allegretti, Sheila Holz e Denise Esteves é responsável por coordenar a área de trabalho “Learning about Networks and adapt”, através de uma abordagem de análise de redes sociais.

O CES participa ainda em três novos projetos Horizonte Europa, financiados pela Comissão Europeia. No âmbito da temática Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva, inserem-se no item ‘Património Cultural e Indústrias Culturais e Criativas’ e decorrerão entre 2023-2026.

O projeto CONCILIARE - Confidently Changing Colonial Heritage propõe-se analisar a mudança em curso no Património Cultural Colonial (CCH), procurando aumentar a compreensão dessas transformações em quatro domínios-chave: livros didáticos, espaços públicos, museus e consumo cultural de produtos e tradições. Por outro lado, pretende aprofundar o conhecimento sobre as reações e representações das mudanças em quatro domínios do CCH de diversos grupos sociodemográficos (etnia, género, geração e contextos culturais). Liderado pela Universidade de Coimbra, a equipa de investigação do CES é composta por Claudino Ferreira (Coordenador), Paulo Peixoto e Paula Abreu. Conta com um orçamento de 182.767,50 €.

Coordenado pela Universitat Des Saarlandes (Alemanha), o projeto PROTEMO - Emotional dynamics of protective policies in an age of insecurity é um projeto de investigação que pretende abordar a dinâmica emocional das políticas de proteção social, estudando a forma como os atores políticos compreendem e influenciam as necessidades emocionais de cidadãos/ãs (e não cidadãos/ãs), e como isso se manifesta no processo político. O projeto pretende investigar as reações emocionais, perceções e ações que políticas de proteção social suscitam em indivíduos e no público em geral, analisando as formas como os/as cidadãos/ãs mobilizam as emoções em reação ao processo político. A análise destas dimensões permitirá ao projeto PROTEMO estudar a responsividade emocional a processos políticos, um aspeto que tem sido negligenciado no estudo das democracias representativas. Em Portugal, a equipa de investigação do CES é composta por Cristiano Gianolla (Coordenador), Raquel Ribeiro, Gaia Giuliani e Clara Santos. Dispõe de um orçamento de 469,567.50 €.

Liderado pelo Demos Research Institute Oy (Finlândia), o projeto de investigação CO3 - Continuous Construction of resilient social Contracts through societal transformations tem por objetivo desenvolver e promover um modelo de contratos sociais mais democrático, mais inclusivo e mais aberto, que manifeste resiliência política e social perante os principais desafios, crises e tendências antidemocráticas da sociedade, com base na análise das limitações e desafios dos contratos sociais na teorização e nas práticas políticas. Com base em 8 estudos de caso empíricos em estados membros da UE, e em 3 estados não membros, o CO3 analisará salvaguardas e mecanismos para contratos sociais resilientes ao longo do tempo. Se, por um lado, a ambição teórica deste projeto é analisar de que forma contribuem as teorias contemporâneas do contrato social para nossa compreensão dos contratos sociais no atual ambiente político europeu impulsionado pela crise, por outro, a ambição empírica é investigar contradições e tensões existentes entre práticas, narrativas e experiências vividas em contratos sociais em toda a Europa através de casos concretos. Como resultado destas análises, o CO3 gerará conhecimento alicerçado em evidências sobre as salvaguardas e mecanismos para promover contratos sociais resilientes, que apoiem o envolvimento dos cidadãos na democracia europeia. Em Portugal, a equipa de investigação do CES é composta por Vanda Amaro Dias e Cristiano Gianolla (Coordenação), Teresa Cunha e Gustavo Garcia-Lopez. Conta com um orçamento de 398,820.00 €.