Livro

«Línguas Glocais | Vozes do Sul». Coord. Manuela Guilherme

Mercado de Letras | 2022

Sinopse

Este livro constitui um mosaico de relatos de experiências curriculares realizadas por alguns docentes, de apenas três universidades, que tiveram a generosidade profissional de colaborar com o Projecto Glocademics financiado pela Comissão Europeia (2014-2017).

O objectivo principal deste projecto, que incluiu um estudo de 2 anos no Brasil, foi analisar o plurilinguismo e o intercâmbio epistemológico intercultural entre pesquisadores brasileiros, das áreas das Ciências Sociais e Humanas e das Ciências da Vida, e os seus pares europeus e latino-americanos. Este livro resulta de um estudo prévio sobre o ensino de algumas línguas no ensino superior nessas três universidades para contextualizar o estudo de base com as equipas de pesquisa.

Este estudo prévio buscava encontrar um suporte teórico-prático para uma nova terminologia proposta para este projecto – 'línguas glocais' – que oferecesse exemplos de perspectivas curriculares e de planeamentos pedagógicos que inspirassem a percepção local de línguas com espectro global para uma realização 'glocal'.

Apreentação do livo: Sábado, 12 de novembro de 2022. 16h00 (GMT)
Quinta dos Girassóis, Rua Cabeça do Carvalho, 300, Cerejeira, Ferreira do Zêzere, 2240-333, Portugal OU
ID: 894 2036 4625 | Senha: 404190

Apresentação por Elsa Lechner (Investigadora, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra) e Kleber Aparecido da Silva (Professor, Universidade de Brasília (Visiting Scholar, Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, Stanford University, California, United States of America) Organizador da Coleção Estudos Críticos em Linguagens, Ed. Mercado de Letras