Livro

«Assédio | Aproximações sociojurídicas à sexualidade» de Ana Oliveira

Imprensa de História Contemporânea | 2022

Sinopse

O assédio constitui uma categoria que tem vindo a ganhar espaço no debate normativo contemporâneo, figurando nas agendas político-governativas, no repertório do ativismo social e na produção académico-científica. Neste livro, o assédio é encarado como um dispositivo de observação dos consensos e dos conflitos culturais que a função jurídica (laboral e panal), a a presunção sobre o sujeito (homem ou mulher) e o estatuto da sexualidade colocam às teorias feministas e aos estudos sociais do direito.

A autora procura demonstrar em que medida e em que termos a crescente densificação jurídica do assédio, ao invés de testemunhar uma lógica cumulativa e expansiva da aspiração anti-patrialcal, coloca em evidência os vícios e os paradoxos que percorrem o modo como se pensa, se prescreve e se tutela o campo da sexualidade, obrigando a um regresso crítico ao sujeito, à estrutura e ao direito enquanto objetos inacabados e constituintes da vida social.


Sobre a autora
Ana Oliveira (Fafe, 1983) é socióloga e investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (UC). É doutorada em Estudos Feministas pela UC. Os seus interesses de investigação incluem o estatuto jurídico da sexualidade e os estudos sociais e culturais do direito.