Notícia

Apresentação de website sobre 'Vulnerabilidades territoriais e Covid-19 em Portugal'

No dia 24 de março de 2022 é apresentado o website Vulnerabilidades territoriais e Covid-19 em Portugal: Impactos no emprego, sociedade e economia no contexto da iniciativa “Desmercadorizar o trabalho? Da (in)segurança no emprego à proteção social”, que se realiza no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.

Partindo do “EmployALL – A crise do emprego e o Estado Social em Portugal: deter a produção de vulnerabilidades sociais e de desigualdades”, projeto no qual o Centro de Estudos Sociais (CES) é uma das entidades parceiras, o website procura contribuir para a compreensão das vulnerabilidades e de diferentes impactos da pandemia nos territórios em Portugal. O estudo que consubstancia o website utiliza a escala municipal para definir uma tipologia de territórios vulneráveis em função dos graus de exposição e suscetibilidade que apresentam, e compara os distintos grupos de municípios dessa tipologia com os impactos territoriais da crise pandémica em termos das dinâmicas de desemprego.

Os resultados atestam a existência de vulnerabilidades acrescidas em territórios muito dependentes do turismo e dos que integram áreas metropolitanas, cujas estruturas socioeconómicas redundaram em situações de maior crescimento do desemprego em 2020 e 2021.
A análise, que tem implicações para a reflexão sobre vulnerabilidade territorial, resiliência e políticas públicas, foi realizada por José Maria Castro Caldas (CES, Universidade de Coimbra & COLABOR), Hugo Pinto (CES, Universidade de Coimbra e Faculdade de Economia, Universidade do Algarve), João Ferrão (Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais) e Renato Miguel do Carmo (Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, CIES-Iscte).

O projeto de investigação “EmployALL – A crise do emprego e o Estado Social em Portugal: deter a produção de vulnerabilidades sociais e de desigualdades” (referência PTDC/SOC-SOC/30543/2017) é financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia através de fundos nacionais.