Homenagem a Otelo Saraiva de Carvalho

31.08.1936 - 25.07.2021

Otelo e José Afonso. Campanha das eleições presidenciais. Setúbal, julho de 1976. Plena de simbolismo, esta fotografia foi a última doação feita ao CD25Abril por Otelo Saraiva de Carvalho

Otelo, um dos principais obreiros do 25 de Abril de 1974 deixou-nos ao dia 25 de Julho de 2021

«Com a morte de Otelo Saraiva de Carvalho é parte fulcral da memória vivida e da experiência de combate de Abril que desaparece. Com a sua iniciativa, o seu destemor, a sua convicção, por vezes também a sua ingenuidade e romantismo, foi figura determinante para a derrota do velho regime caído a 25 de Abril e nos difíceis combates da fase revolucionária que se lhe seguiu. Nem sempre compreendido da melhor maneira, sobretudo por quem jamais aceitou que não se tivesse rendido ao retrocesso da utopia e ao modelo de democracia exclusivamente representativa decretado a 25 de novembro de 1975, é, todavia, uma figura nuclear e fundadora do nosso regime democrático, à qual este muito deve. O seu exemplo de incansável empenho na cidadania, esse perdurará. O Centro de Documentação 25 de Abril, do qual Otelo foi amigo e importante doador - inicialmente por contacto do seu fundador e primeiro diretor, Boaventura de Sousa Santos - homenageia-o divulgando, em colaboração com o CES - Centro de Estudos Sociais, alguns dos muitos documentos, da sua autoria ou que com a sua atividade confluíram, que conserva em arquivo e disponibiliza.» | Rui Bebiano (Diretor do Centro de Documentação 25 de Abril)

«Se há figuras que se definem para todo o sempre pela capacidade que demonstraram de estar à altura do que um momento decisivo lhes pedia, Otelo Saraiva de Carvalho é, indubitavelmente, uma delas. Nada o predestinava especialmente para o papel-chave que desempenhou na instauração da democracia em Portugal; mas, aceite essa missão, assumiu-a na íntegra e assim se tornou senhor em pleno da sua circunstância. O seu papel determinante na revolução democrática facilmente o teria projetado para a dimensão do mito. Ele próprio, porém - humano, demasiado humano -, fez por fugir deliberadamente a esse destino, nas suas ações e omissões. Na hora do seu desaparecimento físico, importa, por entre a babugem de uma polémica mal informada ou mal fundada, trabalhar para a construção rigorosa de um retrato de corpo inteiro de um homem invulgar. Em colaboração com o Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, o CES publica, assim, este breve dossiê de documentos cruciais para entender o seu papel.» | António Sousa Ribeiro (Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra)

___________________________

Otelo nas coleções do Centro de Documentação 25 de Abril

Otelo foi doador do CD25Abril desde a primeira hora. O inventário da documentação doada e incorporada ao longo dos anos está disponível online [AQUI]

Outra documentação online

Texto:

Cérebro do 25 de abril revela o 28 de Setembro. "Século Ilustrado", 12 de Outubro de 1974

Aúdio:
Otelo Saraiva de Carvalho [Registo áudio] : entrevista . - [S.l. : Paul Manuel, s.d.]. - 1 cd : 59' ; 13x14 cm . - Entrevista realizada a Otelo Saraiva de Carvalho. . - Original em cassete áudio nº 375. - Espólio Paul Manuel [Disponível AQUI]

Vídeo:
"Projecto de história oral: Otelo - 1ª hora". Entrevista de Manuela Cruzeiro. 1994.
Bibliografia de Otelo Saraiva de Carvalho na Biblioteca do CD25A

Na morte de Otelo: textos em jornais e blogues

Otelo na história da nossa democracia - Rui Bebiano, 27/7/2021