Livro

«Na Oficina do Sociólogo Artesão» de Boaventura de Sousa Santos

Almedina 2020

Sinopse

Diante do vasto público que mobiliza tanto em Portugal como internacionalmente, é enquanto professor que Boaventura de Sousa Santos contribui mais substancialmente para renovar as possibilidades de um conhecimento plural aliado a práticas políticas, contribuindo assim decisivamente para ajudar a construir um mundo melhor perante aqueles que define como «rebeldes competentes».

Neste livro de aulas magistrais Boaventura apresenta as conferências ministradas ao longo dos últimos cinco anos. Com o intuito de preservar a riqueza de todo o trabalho pedagógico posto em prática para estabelecer um diálogo frutífero com uma assistência ampla e variada, composta por estudantes de várias faixas etárias em distintas etapas de formação académica, professores, militantes de vários movimentos sociais e pessoas de diferentes nacionalidades pertencentes a vários grupos étnicos e classes sociais, cada aula foi reconstruída a partir de um minucioso exercício de entrelaçamento de excertos das transcrições de arquivos de áudio e/ou vídeo, bem como das notas manuscritas, de modo a conciliar duas exigências: garantir a legibilidade do texto e a fidelidade do discurso oral.

Sobre o autor

Boaventura de Sousa Santos é Professor Catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin- -Madison. É igualmente Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça. Da sua extensa bibliografia destacam-se Pela Mão de Alice – O Social e o Político na Pós-Modernidade (2013), Se Deus Fosse Um Activista dos Direitos Humanos (2013), As Bifurcações da Ordem. Revolução, Cidade, Campo e Indignação (2017), Pneumatóforo (2018) e O Fim do Império Cognitivo (2018), publicado na Duke University Press.