LIVRO

«A Cruel Pedagogia do Vírus» de Boaventura de Sousa Santos

Almedina | 2020

Sinopse

A pandemia provocada pelo coronavírus tornou patentes muitas das fragilidades da nossa sociedade há muito elencadas pelo sociólogo Boaventura de Sousa Santos. Neste opúsculo, o pensador português reflecte sobre o impacto que a situação em que subitamente mergulhámos terá nas nossas vidas, ao mesmo tempo que aponta o dedo à inércia e à incapacidade intrínseca do sistema económico vigente de fazer frente aos desafios que esta crise tornará mais inadiáveis do que nunca.
 


[Livro disponível AQUI]


Sobre o autor

Boaventura de Sousa Santos é catedrático em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale, professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e distinguished legal scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também global legal scholar da Universidade de Warwick e professor visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. 

Dirigiu o projecto de investigação ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu.

É diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça.

Temas de pesquisa: Epistemologia, sociologia do direito, teoria pós-colonial, democracia, interculturalidade, globalização, movimentos sociais, direitos humanos.

Os seus livros têm sido publicados em português, inglês, italiano, espanhol, alemão, francês e chinês.