Notícia

Centro de Estudo Sociais conclui análise multinível sobre necessidades e inovações sociais no Espaço Atlântico

No âmbito do projeto Atlantic Social Lab | Dezembro de 2018

A inovação social é o tema central do projeto Atlantic Social Lab (ASL) no qual o CES é parceiro. No decorrer do último ano os parceiros deste projeto, coordenados pela equipa em Coimbra, dedicaram-se ao levantamento e análise das necessidades sociais em regiões de Portugal, Espanha, Reino Unido, Irlanda e França.

Este levantamento, realizado no contexto do Work Package 4 - Atlantic Social Innovation Mapping e entretanto concluído, originou o relatório Atlantic social innovation mapping: a multilevel perspective, também disponível no site oficial do projeto www.atlanticsociallab.eu

O estudo centra-se em três níveis de análise.

O nível Macro permitiu compreender as características do território que influenciam a geração de necessidades sociais. Este nível foi analisado a partir da recolha de dados secundários de fontes oficiais, selecionados a partir da literatura de inovação social. A análise de nível Meso, foi feita a partir de focus groups realizados pelos parceiros do ASL em cada uma das regiões parceiras, contribuindo para compreender a perceção individual e coletiva das organizações locais e a avaliar quais as necessidades consideradas mais urgentes da região. Por fim, o nível Micro, teve em consideração entrevistas realizadas pelos paceiros do ASL a indivíduos diretamente envolvidos na resolução de problemas sociais. Este nível de análise permitiu identificar atores, projetos e iniciativas que responderam diretamente as necessidades sociais das regiões, mapeando necessidades e tipos de resposta que cada iniciativa desenvolveu. A ideia principal foi identificar aspetos cruciais para facilitar a aprendizagem, coprodução e experimentação de novas inovações sociais nas etapas seguintes do projeto.

O Atlantic Social Lab, liderado pelo Município de Avilés (Espanha), é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa de Cooperação INTERREG Espaço Atlântico, com a referência EAPA_246/2016.