Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra vence bolsa ERC ‘Starting Grant’ no valor de 1,4 milhões de euros

Uma bolsa Starting Grant do Conselho Europeu de Investigação (ERC), no valor de 1,4 milhões de euros, foi atribuída a Ana Cristina Santos, investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra - Laboratório Associado -, para realizar o projeto de investigação, “INTIMATE - Cidadania, Cuidado e Escolha: A Micropolítica da Intimidade na Europa do Sul”. Este é já o segundo financiamento do ERC que o CES obtém, depois da Advanced Grant atribuída, em 2010, ao sociólogo Boaventura de Sousa Santos, diretor do CES, no valor de 2,4 milhões de euros, para o projeto de investigação “ALICE – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo”.

O projeto de Ana Cristina Santos propõe debruçar-se sobre temas inovadores de cidadania íntima LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros – em Portugal, Espanha e Itália, países próximos que apresentam realidades muito distintas. Ao longo de cinco anos, com início em 2014, uma equipa multidisciplinar e internacional irá desenvolver estudos comparativos sobre conjugalidade lésbica, poliamor, procriação medicamente assistida, ‘barrigas de aluguer’, redes de cuidado entre pessoas transgénero e coabitação entre amigos. Reconhecendo uma pluralidade de modelos familiares e relacionais, um dos objetivos deste projeto é produzir recomendações visando a implementação de políticas sociais mais inclusivas.

Neste concurso para Starting Grant, o ERC recebeu mais de 3.300 candidaturas, com menos de 10% a conseguirem financiamento. O seu objetivo é o de apoiar os/as jovens cientistas europeus mais promissores, líderes de novas equipas de investigação em áreas de reconhecido valor científico.

Ana Cristina Santos é socióloga, doutorada em Estudos de Género pela Universidade de Leeds, e mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, é Investigadora do Centro de Estudos Sociais e Honorary Research Fellow no Birkbeck Institute for Social Research (University of London). Tem trabalhado em projetos de investigação sobre género, sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos, cidadania e direitos humanos. Coordena, desde abril de 2012, um projeto sobre mulheres, deficiência e intimidade, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

É vice-coordenadora da Sexuality Research Network da Associação Europeia de Sociologia, cocoordenadora do Núcleo de Investigação em Democracia, Cidadania e Direito do CES e do programa de doutoramento Human Rights in Contemporary Societies. É também ativista dos movimentos feminista e LGBT/queer, e sócia-fundadora da Associação não te prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais. Com várias publicações nacionais e internacionais, o seu livro mais recente é Social Movements and Sexual Citizenship in Southern Europe (Palgrave Macmillan, 2013).

As bolsas ERC que, com o apoio da UE, financiam a investigação de ponta no espaço europeu, têm sido raramente atribuídas a cientistas em Portugal. É portanto significativa esta dupla atribuição a estudos conduzidos no Centro de Estudos Sociais, representativa da qualidade e inovação de projetos na área da Sociologia e dos Estudos de Género.