Seminário
A Europa em Crise - Olhares do Sul Global
Elísio Macamo (Universidade de Basileia)
21 de janeiro de 2026, 15h00 (GMT)
Evento em formato digital
O evento tenta mobilizar as forças de pesquisa da linha de investigação A Europa e o Sul global: patrimónios e diálogos, a saber, a relação da Europa com o Sul Global, num momento que se afigura como histórico pela militarização da UE, que por isso convida a uma leitura sobre a reimaginação da Europa. O evento distingue-se por mobilizar perspetivas críticas não-eurocêntricas, de estudioso/as oriundo/as do Sul Global.
Nota biográfica
Elísio Macamo é Professor Catedrático de sociologia e estudos africanos na Universidade de Basileia, na Suíça.
Formou-se em Moçambique, Inglaterra e na Alemanha, onde se doutorou e fez a sua agregação em sociologia geral e sociologia do desenvolvimento.
Foi bolseiro pós-doutoral da FCT, fellow do Instituto de Estudos Avançados de Berlim e do Instituto de Estudos Avançados de Stellenbosch, membro do comité científico do CODESRIA (Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África), membro fundador da Escola Doutoral de Estudos Africanos da Universidade de Bayreuth (Alemanha), director do Centro de Estudos Africanos de Basileia (20011-2019), é membro do Conselho do International African Institute (Londres), co-editor da African Sociological Review, membro do conselho científico das revistas DADOS, Africa Spectrum, Stichproben, Revista Sociológica Angolana, etc.
Dirige actualmente o programa de doutoramento do Centro de Estudos Africanos na Universidade de Basileia e tem uma publicação no prelo (Sovereign Reason: Issues in the methodology of the social sciences. African Minds: Cape Town).
_________________________________
Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis >> https://zoom.us/j/81738420420 | ID: 817 3842 0420 | Senha: 670258
Agradece-se que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.
As atividades abertas realizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação, uma vez que tal documento apenas é emitido em eventos que prevejam controlo de acesso e participação pela instituição.

