Seminário Internacional
Poder Algorítmico e Inteligência Artificial: Simetrias e Assimetrias entre Norte e Sul Global
14 de novembro de 2025, 09h15-18h00
Sala 2, CES | Alta > Submissão de trabalhos até 30 de outubro
Chamada para submissão de trabalhos
O uso da inteligência artificial (IA) em seus diferentes contextos social, político, econômico, científico, educacional e cultural traz benefícios, mas também acarreta riscos à sociedade no que concerne à “al-goritmização” da vida. Entre os seus benefícios estão a prevenção, diagnóstico e tratamento de doen-ças, previsão de problemas advindos das mudanças climáticas, digitalização e celeridade na obtenção de informações de cadastros e documentos, bem como aceleração de mapeamento e análises genéticas; entre os seus malefícios estão os problemas na coleta e uso de dados, a “algoritmização” do trabalho e da educação, o uso de algoritmos para disseminar desinformação e influenciar decisões políticas e processos eleitorais, a privacidade, a discriminação algorítmica e a cisão na relações sociais, o duplo impacto ambiental, ora contribuindo para solucionar e prevenir problemas, ora contribuindo para a degradação ambiental através do consumo excessivo de água potável, do uso de recursos minerais e da emissão de gases tóxicos. Estes impactos positivos e negativos da IA, cujo principal elemento é o algoritmo, abrangem o Norte e o Sul global a partir de diferentes perspectivas e contextos, na medida em que, apesar dos avanços significativos no Sul global, o Norte detém o domínio da infraestrutura e desenvolvimento da IA, à exceção da China. Este domínio é responsável pela exclusão digital, pela padronização algorítmica discriminatória, pelo aprofundamento do controle político e econômico do Sul global, bem como de desigualdades sociais. Tendo como base as diferenças e semelhanças entre Sul e Norte global, no que tange aos impactos do uso da IA e influência algorítmica, este encontro tem como objetivo proporcionar debates interdisciplinares através da confluência entre diferentes áreas do conhecimento, levantando questionamentos e entrelaçando ideias para repensarmos o presente e o fu-turo da humanidade sob a integração e possível domínio algorítmico das Big Techs. Para tanto, aceita-mos trabalhos referentes às seguintes temáticas, bem como aos demais tópicos que possivelmente não estejam listados, mas que façam referência ao conteúdo do evento:
1. Governança de IA no Norte e Sul global
2. Algoritmos discriminatórios: redes sociais e IA generativa
3. Impactos da IA na Educação: “algoritmização” da aprendizagem
4. Direitos humanos, justiça social e IA
5. IA e democracia: impactos da “algoritmização” pré e pós-eleições
6. Mente e máquina: desafios da IA
7. Ética e sistemas de IA
8. IA e robótica: arte, trabalho e relações sociais
9. IA, desafios ambientais e impactos sociais: perspectivas e cooperação entre Norte e Sul global?
10. Exclusão digital
11. Big Techs e colonialismo digital
12. Redes sociais e violência de gênero
Público-alvo: estudantes, investigadoras/es, professoras/as e toda a comunidade académica e não académica interessada em dialogar sobre os impactos dos algoritmos e da IA nas relações sociais.
Prazo para submissão resumos: 30 de outubro de 2025. Propostas para apresentação de trabalhos podem ser feitas em coautoria. Resumos não deverão conter mais do que 300 palavras, formato doc (ou docx) e pdf. Link para submissão de trabalhos aqui.