Grupo de Leitura

Leituras difrativas: Autismo, Neurodiversidade e Deficiência

26 de maio, 28 de julho, 29 de setembro e 24 de novembro de 2025 | 14h00-16h00

Evento em formato digital

Programa

26 de maio, 14h-16h. Interseções entre a política da neurodiversidade e o modelo social da deficiência

Ne’eman, A., & Pellicano, E. (2022). Neurodiversity as politics. Human development, 66(2), 149.

Lawson, A., & Beckett, A. E. (2020). The social and human rights models of disability: towards a complementarity thesis. The International Journal of Human Rights, 25(2), 348–379. https://doi.org/10.1080/13642987.2020.1783533

Apresentação de textos: Rita Serra e Fernando Fontes

Leitores convidados: Catarina Vitorino e Adelaide Cruz (a confirmar)



28 de julho, 14h-16h. Diálogos entre a neurodiversidade e os mad studies

Brigit McWade, Damian Milton & Peter Beresford (2015) Mad studies and neurodiversity: a dialogue, Disability & Society, 30:2, 305-309, DOI: 10.1080/09687599.2014.1000512

Apresentação de textos: Andreia Dickinson e Tiago Pires Marques

Leitores convidados: Tiago Pires Marques; Cláudia Nogueira; Jijian Voronka; Luis Sá Fernandes (a confirmar)


Notas biográficas

Cláudia Nogueira, PhD em Sociologia, é investigadora associada do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e membro da equipa portuguesa da FRANET (2022-2026) – a rede de investigação multidisciplinar da Agência dos Direitos Fundamentais da UE. Tem participado em projetos de investigação no domínio das políticas públicas de saúde mental e da deficiência. Participou, designadamente, num estudo pioneiro em Portugal sobre a desinstitucionalização psiquiátrica e, mais recentemente, no projeto “Proteção dos Direitos Fundamentais das Pessoas com Deficiência que vivem em instituições”. Os seus atuais interesses de investigação passam, sobretudo, por questões relacionadas com a crítica ao reducionismo biomédico, integralidade nas políticas de saúde, abordagens/epistemologias “outras” no cuidado ao sofrimento psíquico e papel da dimensão espiritual na ética do cuidado.

Jijian Voronka is an Associate Professor in the Department of Interdisciplinary and Critical Studies at the University of Windsor, Ontario, Canada, Treaty 2 territory. A madwoman for life, her research uses Critical Disability and Mad Studies to explore: the consequences of equity diversity and inclusion practices for disabled people; sites of confinement in the age of deinstitutionalization; and teaching and learning through disability justice frameworks. She is invested in working collaboratively with others who are often labeled difficult or different to co-produce knowledge.



29 de setembro, 14h-16h. Coocorrências e doenças crónicas

Shaw, S. C., Carravallah, L., Johnson, M., O’Sullivan, J., Chown, N., Neilson, S., & Doherty, M. (2023). Barriers to healthcare and a ‘triple empathy problem’ may lead to adverse outcomes for autistic adults: A qualitative study. Autism, 28(7), 1746-1757. https://doi.org/10.1177/13623613231205629 (Original work published 2024)

Apresentação de textos: Sofia Perestrelo e Mara Pieri (a confirmar)

Leitores convidados: Sofia Perestrelo, Mara Pieri e Ana Be Pereira (a confirmar)


Nota biográfica

Sofia Perestrelo, Especialista em medicina geral e familiar desde 2008 na ULS de Matosinhos. Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Membro do conselho consultivo da Associação Portuguesa Voz do Autista (APVA).



24 de novembro, 14-16h. Investigação inclusiva com pessoas vulnerabilizadas: questões éticas e metodológicas

Nicolaidis, C., Raymaker, D., Kapp, S. K., Baggs, A., Ashkenazy, E., McDonald, K., Weiner, M., Maslak, J., Hunter, M. & Joyce, A. (2019). The AASPIRE practice-based guidelines for the inclusion of autistic adults in research as co-researchers and study participants. Autism, 23(8), 2007-2019.

Botha, M. & Cage, E. (2022). “Autism research is in crisis”: A mixed method study of researcher’s constructions of autistic people and autism research. Frontiers in Psychology. 13. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1050897

Barnes, C. (2003). What a Difference a Decade Makes: Reflections on doing ‘emancipatory’ disability research. Disability & Society, 18(1), 3–17. https://doi.org/10.1080/713662197

Apresentação de textos: Rita Serra, Fernando Fontes e Andreia Dickinson

Leitores convidados: Paula Campos Pinto, Júlia Garraio