Seminário
Justiça Ambiental e Alternativas Perante a Crise Climática
Gustavo Garcia-López
Jonas Van Vossole
16 de maio de 2025, 15h00 (GMT+1)
Evento em formato digital
Esta conversa centra-se nas possibilidades e desafios de uma transição ecosocial transformadora para sair da crise climática, entendida não apenas como uma crise ambiental, mas como uma crise civilizacional do sistema capitalista e dos seus pilares coloniais, racistas e patriarcais. Parte deste pressuposto, faremos uma crítica às propostas dominantes de ‘transição verde’ enquanto estratégias corporativas-estatais de ‘greenwashing’, e debateremos propostas de transformação real que estão a surgir a partir de redes de investigação-acção e de movimentos.
Entre esses destacaremos as perspectivas do eco-Marxismo e da ecologia política latino-americana, com exemplos do movimento ecosocialista global e do Pacto Ecosocial e Intercultural do Sul. Também iremos debater o papel das comunidades organizadas em autogestão e das classes operacionais --entendidas de forma amplia para incluir não apenas os trabalhadores dos sectores industriais, mas também os/as 'trabalhadores/as da terra'-- nestas transformações.
Ligação para participação > https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92877588085
Notas biográficas
Gustavo Garcia Lopez é um académico engajado, educador e organizador aprendiz das ilhas de Puerto Rico. Tem formação transdisciplinar em ecologia política, planejamento e política pública ambiental, e estudos decoloniais Latinoamericanos. O seu trabalho centra-se em movimentos eco-sociais transformadores. É Investigador Permanente no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde é cocoordenador da Oficina de Ecologia e Sociedade (ECOSOC), e docente dos Doutoramentos "Pos-Colonialismos e Cidadania Global" e "Human Rights in Contemporary Societies". É tambem membro cofundador do coletivo Post-Extractive Futures e do coletivo editorial do blogue Undisciplined Environments.
Jonas Van Vossole é cientista político, sociólogo, economista e ativista belga, doutorado pela Universidade de Coimbra. Atualmente é investigador FCT-CEEC no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. As suas áreas de investigação concentram-se em economia política, ecologia política, eco-marxismo, movimentos sociais, relações internacionais, crise ecológica e estudos da democracia. É cocoordenador da Oficina Ecologia e Sociedade (ECOSOC) no CES e da Associação de Economia Política para a região Centro de Portugal.