Encontro INternacional

War memory and memories of war. How traumas of memory lead to new conflicts

7 a 20 de julho de 2024

CES | Alta

O encontro internacional “War memory and memories of war. How traumas of memory lead to new conflicts” decorreu no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra de 7 a 20 de julho de 2024. Organizado em colaboração com a Fundação Cultural ARCS (Bulgária), o evento trouxe ao CES cerca de trinta investigadores/as, estudantes, ativistas e representantes da sociedade civil da Alemanha, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Cazaquistão, Chéquia, Israel, Quirguistão, Reino Unido, Rússia e Ucrânia.

O encontro teve três objetivos principais: partilhar e analisar as experiências de diferentes países e regiões na reconciliação de sociedades dilaceradas pela guerra; oferecer formação em abordagens de género à construção da paz, resolução de conflitos e diálogos para a paz; e discutir estratégias nacionais de comemoração de conflitos armados e o papel da sociedade civil na superação de traumas no pós-guerra.

Durante duas semanas, oradores e participantes analisaram políticas de memória e práticas de comemoração e recordação de guerras e conflitos armados e discutiram como os traumas de guerra e os conflitos de memória estão a contribuir para o recrudescimento de hostilidade, intolerância, conflitos políticos e novos surtos de guerra. O grupo abordou questões como: O que recordamos e o que tentamos esquecer no âmbito da memória nacional? Como são criadas as narrativas da memória nacional e como se alteram ao longo do tempo? De que forma estes processos afetam as identidades nacionais? Como afetam as relações de género nas sociedades pós-conflito? Como afetam o desenvolvimento da sociedade civil, das organizações de mulheres e dos estudos de género? Poderão as sociedades avançar para o futuro e modernizar-se sem repensar e ultrapassar os traumas do pós-guerra? Como pode a sociedade civil influenciar a formação da memória coletiva nacional? Que tipo de iniciativas de paz podem prevenir o aumento da violência e o surgimento de conflitos? Como trabalhar os sentimentos de culpa e responsabilidade coletiva?

O encontro internacional contou com os seminários “Shadows of the Past. Lessons learnt from memories of war and dictatorship in Germany and their use in peace building processes” (Andrea Zemskov-Zuege e Valentina Cherevatenko), “Cultural representations of war trauma in social and personal life after the WWI” (Ingrid Sharp/ Universidade de Leeds), “Colonial legacies and the memorialisation of (anti-)colonialism” (Fabrice Schurmans, Rita Santos e Teresa Almeida Cravo / CES, Universidade de Coimbra), “How to break the cycle of violence?” (Tatiana Moura, Marta Mascarenhas e Júlia Garraio / CES, Universidade de Coimbra) e “Transitional justice, reconciliation, forgiveness and gender” (Stefaan Jensen / Universidade de Sarajevo). O último dia do encontro foi dedicado à mesa redonda “War memory and memories of war. How traumas of memory lead to new conflicts”. Os/As participantes apresentaram e discutiram os seus trabalhos de grupo sobre questões centrais do programa do encontro internacional.

A comissão organizadora incluiu Nikolai Vukov, Olga Shnyrova, Júlia Garraio, Sofia José Santos, Tatiana Moura e Marta Mascarenhas. O encontro realizou-se em colaboração com o projeto de investigação UnCover – Violência sexual nas paisagens mediáticas portuguesas (https://doi.org/10.54499/2022.03964.PTDC) e o Observatório masculinidades.pt, ambos sediados no CES. Foi financiado pelas seguintes fundações: Cultural ARCS Foundation (Bulgária), Rosa Luxemburg Stiftung e.V. (Alemanha) e Soroptimist International (Alemanha).