Conferência Internacional
O Futuro da Justiça Administrativa e Fiscal: O Lugar dos Tribunais
19 de setembro de 2024, 10h00
Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL) [Picoas Plaza - Lisboa]
A justiça administrativa e fiscal, por força das suas atuais competências, tem um papel fulcral no cumprimento do Estado de Direito. Assegurando a legalidade e a defesa dos interesses legítimos nas relações entre os cidadãos, as empresas e a administração pública, não só contribui para a construção de uma sociedade mais justa e mais democrática, como também assume um papel relevante na captação de investimento.
A sua relevância nos vários domínios da vida em sociedade exige a esta jurisdição, não só medidas robustas que construam um sistema de justiça mais célere, eficiente e eficaz, mas também que este se adapte a novos desafios que a sociedade lhe coloca. Neste contexto, esta conferência internacional pretende constituir um momento relevante para a discussão sobre as dinâmicas e desafios atuais, assim como novos caminhos, refletindo sobre o futuro da jurisdição administrativa e fiscal.
Esta conferência integra-se no ciclo “Desafios e Dinâmicas Contemporâneas da Justiça Administrativa e Fiscal”, realizado no âmbito do estudo "O Tempo e o Desempenho Funcional dos Tribunais Administrativos e Fiscais", solicitado pela Direção-Geral da Administração da Justiça, que se encontra a ser desenvolvido pelo Observatório Permanente da Justiça do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Evento com entrada livre, mas com inscrição obrigatória
[Inscrições encerradas por ter sido atingida a capacidade do Auditório]
(Há tradução simultânea na sessão da manhã)
Organização | OPJ -Observatório Permanente da Justiça - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
opj@ces.uc.pt | (+351) 239 855 570 / (+351) 914 140 187 | https://opj.ces.uc.pt/