Colóquio | Linha temática 'Risco(s), ecologias, saúde' (RISE)

Novas gerações, riscos e vulnerabilidades

6 de dezembro de 2024, 9h00-17h00

Faculdade de Economia da UC

Notas biográficas

Carla Santiago
Premiada designer industrial. Na sua atuação combina a herança familiar e a inovação. Formada no Instituto Europeo di Designe no CENCAL e CEARTE, compreendendo na sua prática o processo industrial e artesanal, trazendo um olhar artístico e exclusivo à formação no setor. 

Catarina Medeiros
Psicóloga, formada pela Universidade de Coimbra. Apaixonada pela mudança e impacto social, coordena a área de Apoio Social e Empregabilidade na RESHAPE. Focada em quebrar estigmas e criar oportunidades, acredita no poder da partilha e do trabalho colaborativo para impulsionar a transformação de sistemas.

Chiara Pussetti
Doutorada em Antropologia Cultural, Universidade de Turim, Itália, 2003. Investigadora Auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, docente no programa de doutoramento da mesma Universidade e presidente do Coletivo artístico EBANO (ebanocollective.org). Realizou pesquisas e publicou extensivamente nas áreas da antropologia do corpo, do género e das emoções, da antropologia médica e da migração. É autora de: Poética das Emoções. Os Bijagó da Guiné-Bissau (Laterza 2005) e Be Fu**ing Perfect. The Pursuit of Perfection from Diet to Plastic Surgery (Etnográfica Press 2024); e organizadora de vários volumes, incluindo, nos últimos anos: Exercícios de Antropologia Narrativa (Colibrí 2023); Remaking the Human (Berghahn 2021); Biotecnologias, Transformações Corporais e Subjetivas (UFRGS 2021); Super-humanos (Colibrí 2021).

Gabriela do Amaral
Nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. É Poeta, Designer e Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela Universidade do Porto. Mora em Portugal desde 2017 e atualmente vive na cidade de Braga. Autora de Acidentes Tropicais (Quelônio, São Paulo, 2019 e (Exclamação, Porto, 2022), Cloro (Flan de Tal, Vila do Conde, 2019), Língua-mãe (Fresca, Porto, 2021) e Pequenas Erupções (Ed. 7letras, Rio de Janeiro, 2022). Em todos os seus projetos, está envolvida integralmente com o conteúdo e a parte visual dos trabalhos. Palavra e Forma caminham juntas. Além de ter escrito os seus livros de poesia, também fez a parte gráfica da maioria deles.

Gabriela Fonseca
É doutorada em Psicologia Clínica, Psicologia da Família e Intervenção Familiar, pela Universidade de Coimbra e pela Universidade de Lisboa. Pós-graduada em Terapia Familiar e Intervenção Sistémica pela Escuela Vasco Navarra de Terapia Familiar e pela Universidade de Coimbra, e mestre em Psicologia Clínica (Sistémica, Saúde e Família) pela mesma universidade. É Professora Auxiliar do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) em Coimbra e da Universidade Lusófona do Porto, lecionando na área da intervenção sistémica e das metodologias de investigação científica. É (co)autora de artigos científicos em revistas internacionais sobre as temáticas de investigação que desenvolve, com destaque para a adaptação e resiliência familiares em contextos de adversidade macroeconómica, famílias com filhos adultos emergentes, e transição para a idade adulta. Tem também colaborado em projetos de investigação internacionais focados no bem-estar financeiro de adultos emergentes.
É terapeuta familiar e de casal, formada pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Atualmente, desenvolve a sua actividade clínica no Gabinete de Intervenção Sistémica do ISMT.
 

José Daniel Vilhena
Licenciado e Mestre em Engenharia do Ambiente. MBA para executivos. Trabalha no Município de Coimbra onde desempenha desde 2012 as funções de Chefe de Divisão de Espaços Verdes e Jardins.
No ano de 2018 descobre que a sua filha Margarida tinha a doença de Tay Sachs, após dois anos de sintomas e diagnósticos inconclusivos. Em 2019, em conjunto com a sua mulher Inês Prazeres, e com outras famílias cujos filhos padeciam da doença de Tay Sachs, Sandhoff e GM1, fundam a DOCE - Associação Nacional da qual é o Presidente da Direção.

José Machado
Licenciado em Estudos Europeus pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estudante do mestrado em Administração Público-Privada da Faculdade de Direito da mesma Universidade. Coordenador da Política Europeia da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra. Dirigente associativo, com interesse pela análise de implementação de políticas públicas e reflexão sobre política internacional e diplomacia, tendo assumido a pasta da Política Europeia na DG-AAC.

Leonor Silva
Licenciada em Sociologia com Minor em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Mestranda em Sociologia na mesma Faculdade (18/20). Durante a licenciatura, realizou estágio curricular na UAlg, conduzindo estudos estatísticos no perfil dos candidatos à bolsa DGES e em uma análise de satisfação das residências estudantis. Recentemente, completou estágio no Grupo de Ciência Cidadã do CES, participando na avaliação de benefícios sociais e na co-criação de intervenções no espaço público com crianças em Coimbra. Tem trabalhado com grupos vulneráveis e é ativista no cenário político estudantil de Coimbra.

Marco Henriques
É um entusiasta por sociedades mais justas, inclusivas e sustentáveis. Trabalha como Diretor executivo da RESHAPE e é Professor no ensino superior e universitário na área do direito e da inclusão social.

Mattia Faustini
Investigador Júnior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde está envolvido no projeto de pesquisa “PSYGLOCAL”, sobre sofrimento psíquico, direitos humanos e desinstitucionalização psiquiátrica, financiado pela FCT. Doutorando pelo curso interdisciplinar de "Discursos: Cultura, História e Sociedade". Os seus interesses de pesquisa incluem políticas e poéticas sociais, metodologias arts-based e história das vanguardas literárias.

Pedro Nogueira
Arquiteto paisagista. Do seu percurso profissional destaca-se a colaboração com o Centro Nacional de Cultura e a Fundação de Serralves, em projetos de divulgação e promoção de literacia científica. Atualmente é colaborador da Associação Terra Sintrópica, coordenador do Centro de Agroecologia e Regeneração para o Semiárido, e gestor de projeto das áreas-piloto CCDESERT para o ensaio de soluções regenerativas em floresta do semiárido mediterrânico.

Susana de Noronha
Investigadora Associada do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Membro fundador da AIDA - Social Sciences Research Network on Artificial Intelligence, Data, and Algorithms. Membro da Comissão Editorial da Coleção CES (Livros/Monografias), com o selo da Imprensa da Universidade de Coimbra IUC. Enquanto Antropóloga, com Doutoramento em Sociologia, trabalha atualmente na intersecção da Antropologia/Sociologia da Arte e Cultura Material/Visual e Estudos de Ciência e Tecnologia. É também autora de 52 ilustrações científicas publicadas, cunhando uma nova metodologia - desenho etnográfico criativo, reinventando esta prática com o uso da metáfora e da imaginação.