Conferência

Gestão de Catástrofes Climáticas através da Ação Humana

Miguel Angel Trejo-Rangel (University College Dublin)

8 de novembro de 2024, 16h00

Sala Keynes, Faculdade de Economia da UC

O risco de experienciar catástrofes relacionadas com o clima está, indubitavelmente, a aumentar devido à crise climática provocada pela atividade antrópica. A temperatura global aumentou mais de 1 °C, especialmente no último século, assim como o número de grandes catástrofes climáticas, que passaram de cerca de 10 casos registados em 1990, para mais de 400 eventos em 2023. Contudo, o risco não depende apenas de como interferimos no sistema climático, mas também do quão vulneráveis e preparados estamos para lidar com eventos perigosos e de como contribuímos para criar cenários ideais para que esses eventos se transformem em catástrofes. As catástrofes relacionadas com o clima são geralmente geridas com base em modelos top-down, o que leva a que a participação de algumas partes interessadas seja muitas vezes negligenciada. Porém, a gestão de catástrofes deve tratar-se de processos complexos, que exigem a participação de várias partes interessadas, como o governo, a academia, o setor privado e a sociedade civil, exposta ao risco de ser impactada pelas consequências das alterações climáticas.

Esta conferência apresentará os principais quadros e orientações internacionais para a gestão do risco de catástrofes. Será apresentado um exemplo de como o tema é abordado pela comunidade científica a nível local e de como as políticas nacionais distribuem as responsabilidades para a adaptação ao risco de catástrofes relacionados com o clima. Por fim, serão apresentadas iniciativas de investigação para fomentar o envolvimento social na Redução do Risco de Desastres.
 

Nota biográfica

Miguel Angel Trejo-Rangel é Investigador Sénior em Pós-Doutoramento no Environmental Policy Group at the University College Dublin. Desenvolve investigação no projeto Understanding Worldviews to Inspire and Scale Climate Action (UWISCA). É doutorado em Ciência do Sistema Terrestre Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil. Miguel trabalhou também como consultor para o Humanitarian OpenStreetMap Team, para a Comisión Nacional del Agua de México, e para a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Foi investigador em duas instituições irlandesas, a Universidade de Limerick e a Universidade de Maynooth.
 

No âmbito do "Ciclo de Conferências" do Programa de Doutoramento em Território, Risco e Políticas Públicas, com o Programa de Doutoramento em Sociologia