Oficina

Decolonialidades na Educação Científica: Perspectivas curriculares e socioambientais para o Ensino de Biociências

Vinicius Souza Magalhães Leite ((IOC-FIOCRUZ-RJ))

23 de setembro de 2024, 15h00

Evento em formato digital

Notas biográficas

Vinicius Souza Magalhães Leite é biólogo, educador ambiental, professor e doutorando visitante no CES, discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (IOC-FIOCRUZ-RJ). Possui mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com ênfase em Biotecnologia Vegetal. É especialista em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com ênfase em Gênero, Sexualidade e Currículo. Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente desenvolve pesquisa sobre educação científica, ensino de botânica, decolonialidades e currículo.

Eliane Sebeika Rapchan é Pesquisadora pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES), é docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (PGC-UEM) e Pesquisadora Colaboradora no LAAAE (Laboratório de Arqueologia, Antropologia Ambiental e Evolutiva) do IB-USP. Desenvolveu pós-doutorado no Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (LEEH-IB-USP) e no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Trabalha sobre as definições de humanidade e animalidade. Concluiu o doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp (2000) consolidando sua carreira na dedicação à pesquisa em teoria antropológica com ênfase na abordagem das trajetórias intelectuais, das relações natureza/cultura e das relações (teóricas, históricas, epistemológicas, identitárias e outras) entre a antropologia sociocultural e as biociências, em especial a primatologia, a antropologia biológica e a etologia, à luz da antropologia da ciência, das ideias e do conhecimento.

António C. Gouveia é investigador no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e coordenador executivo da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável. Foi diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e do Parque da Fundação de Serralves. Os seus projetos abrangem a história e comunicação da ciência, coleções científicas, diversidade e ecologia das plantas e iniciativas de ciência cidadã. Coordena o projeto e a plataforma https://cartasdanatureza.uc.pt/.

Patrícia Vieira é Investigadora Coordenadora no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. As suas áreas de investigação são Literatura e Cinema Ibéricos e Latino-Americanos, Estudos de Utopia e Humanidades Ambientais. Os seus livros mais recentes são States of Grace: Utopia in Brazilian Culture (SUNY, 2018) e o livro co-editado The Mind of Plants: Narratives of Vegetal Intelligence (Synergetic Press, 2021). Coordena o projeto ECO – Animais e Plantas em Produções Culturais sobre a Bacia Amazónica, financiado por uma bolsa do Conselho de Investigação Europeu (ERC) e co-coordena o projeto “Resilient Forest Cities in the Brazilian Amazon,” financiado pela Fundação Gerda Henkel. Para mais informações, consultar: http://www.patriciavieira.net/