Colóquio Internacional
Ascensão da extrema direita no mundo: discursos e práticas de violência
10 de julho de 2024, 09h00
Sala 2, CES | Alta
Notas biográficas
Teresa Cunha é doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra em pós-colonialismos e cidadania global com uma tese com o título 'Para além de um Índico de revoltas. Uma análise feminista e pós-colonial das estratégias de autoridade e poder das mulheres de Moçambique e Timor-Leste'. Realizou uma investigação pós-doutoral em Economias Feministas em Moçambique, África do Sul e Brasil (2011 a 2018). É professora desde 1980, professora-coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra desde 2020 Os seus interesses de investigação e formação são feminismos e pós-colonialismos; outras economias e economias feministas mulheres; transição pós-bélica, paz e memórias; direitos humanos das mulheres.
Juliana Cristina Perlotti Piunti. É cientista social, tendo concluído o bacharelado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Licenciatura na Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP Campus Araraquara) em 2008. Mestre e Doutora em Educação pela UFSCar. Atua como professora de Sociologia e Pesquisadora no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Desde 2015 é membro do Comitê para Promoção dos Direitos Humanos, Igualdade Étnico-racial e de Gênero no IFSP Campus Sertãozinho. Coordenou os projetos de extensão "Classe, raça e gênero: compreensões a partir da vida e obra de Carolina Maria de Jesus" e "Ações para Promoção dos Direitos Humanos, Igualdade Étnico-racial e de Gênero". Realiza formação no Movimento das Promotoras Legais Populares. É membro da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH). Em 2024, no Centro de Estudos Sociais (CES) realiza estágio de investigação pós-doutoral a partir do projeto "Saberes para enfrentamento da violência contra mulheres negras no Brasil".
Cristiano Gianolla é investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), onde integra a linha temática de investigação sobre Democracia, Justiça e Direitos Humanos. Doutorou-se em Sociologia e Ciência Política (cum Laude, Coimbra e Roma-Sapienza) através de uma dissertação sobre a teoria democrática de Gandhi e de um estudo comparativo dos partidos políticos emergentes na Índia e em Itália. Cristiano é o Investigador Principal do projeto UNPOP (FCT, 2021-2025) e PI e WP leader dos projectos PROTEMO (HEU, 2024-2026) e CO3 (HEU, 2024-2027). Foi membro da equipa dos projetos ECHOES (H2020, 2018-2021), ALICE (ERC, 2011-2016) e FRANET (2021-2022). É membro cofundador e co-coordenador do "Inter-Thematic group on Migrations" e co-coordena o programa de investigação "Epistemologies of the South" no CES. É editor coordenador do Alice News, editor da revista científica Ee-cadernos e revisor de revistas científicas. Ao nível doutoral Cristiano é coordena a unidade curricular (u.c.) "Teorias e Instituições Democráticas", e leciona na u.c. "Estado, Democracia e Pluralismo Jurídico". Também leciona a u.c."Diálogo Intercultural Crítico" no mestrado em Sociologia da Faculdade de Economia da UC. As suas publicações incluem livros, capítulos e artigos de sua autoria e organizados sobre teoria democrática, populismo, emoção, narrativa, pós-colonialismo, diálogo intercultural, cidadania e migrações.
Cristiane do Socorro Loureiro Lima. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com estágio de doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Mestre e bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (Brasil). Oficial da Polícia Militar do Pará (Brasil). Doutoranda em Democracia no Século XXI (CES/FEUC- Portugal).
Maria Aparecida Casagrande. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação (UNESC), em doutoramento sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal desenvolve a tese "Trajetórias, memórias e enfrentamentos: um estudo sobre as mulheres vítimas de feminicídio no extremo sul de Santa Catarina (2015-2020)". Mestre em Educação (UNESC). Membra do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME). Agente de Polícia e Professora dos cursos de formação e de pós-graduação da Academia de Polícia Civil de Santa Catarina. Bolsista CAPES/BRASIL.
Robson Amaral da Silva. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Brasil) e Pedagogia pelo Claretiano - Centro Universitário. Especialista em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-Brasil). Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar no qual desenvolve a tese “Vidas em movimento entre muros e pontes: lazer e processos educativos na vida cotidiana de refugiados/as venezuelanos/as". Realiza estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) com bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE) financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq - Brasil). Sócio do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH).
Cristina del Villar-Toribio é estudante de doutoramento em Psicologia, da Universidade de Sevilha. É mestre em migrações internacionais, saúde e bem-estar social, e mestre em cooperação internacional para o desenvolvimento. Os seus interesses de pesquisa são as migrações, as práticas de cuidados, os estudos feministas, a psicologia cultural e as metodologias qualitativas.
Pilar Orrego-Gañán é aluna do programa de doutoramento em Psicologia da Universidade de Sevilha, na linha de investigação de processos psicossociais, diversidade, cidadania e cultura. A sua tese tem como objetivo compreender melhor o processo de reconstrução da identidade dos refugiados e analisar como este processo pode proteger o seu bem-estar psicológico. Atualmente, coordena o projeto “Histórias que importam”, onde colabora com várias ONG para divulgar as experiências de alguns refugiados, de forma a sensibilizar a comunidade e, ao mesmo tempo, potenciar a sua agência.