Seminário | CC.Edu

A ciência cidadã no ensino formal e informal: promovendo práticas, atitudes e conhecimento para a conservação dos polinizadores no Brasil

Fabiana Oliveira da Silva (Universidade Federal de Sergipe, Campus do Sertão)

16 de setembro de 2024, 14h00 (GMT+1)

CES | Alta + Online

As universidades têm um papel crucial na aquisição e disseminação de conhecimento, especialmente o conhecimento científico, importante no enfrentamento das ameaças ambientais contemporâneas e para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Os projetos, ações e intervenções de ciência cidadã podem ser úteis na educação, contribuindo para construir pontes entre o conhecimento científico e a sociedade promovendo o engajamento necessário ao enfrentamento das ameças ao meio ambiente.

Para integrar o conhecimento científico na prática educacional, esse conhecimento precisa ser traduzido em uma forma didática, através do processo de transposição didática. A ciência cidadã pode contribuir neste processo, traduzindo o conhecimento científico em prática de ensino. Além disso, os principios e valores da ciência cidadã se alinham aos propósitos da educação tranformadora, defendida por Paulo Freire, que enfatiza o empoderamento do indivíduo para analisar criticamente e promover mudança social.

Nesta apresentação, discutiremos o potencial da ciência cidadã na educação e como ela pode ajudar na ampliação do conhecimento científico e na prática do método científico, apontando possíveis caminhos para sua aplicação na Educação. Trarei como exemplo as ações de ciência cidadã desenvolvidas pela Rede de Pesquisa sobre manejo e Conservação dos Polinizadores (POLINFRUT), com ênfase no projeto Guardiões da Biodiversidade, o qual visa monitorar as interações entre polinizadores e plantas no Brasil, na educação formal e não formal.

Moderação: Rita Campos (CES)

Atividade organizada pelo Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação (CC.Edu)

_________________________

Esta atividade realiza-se em formato híbrido, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis. Para participar online > https://zoom.us/j/88160525409 | ID: 881 6052 5409 | Senha: 300133

Agradecemos que todas/os as/os participantes em linha mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.