Conversa + Debate | SHARP Talks
Performatividades dos Corpos: Imagens, Tecnologias e Sexualidades
Liz Vahia
Valeria Radrigán
18 de outubro de 2023, 17h00 (GMT+1)
Evento em formato digital
Os cruzamentos entre performatividades dos corpos, sexualidades e tecnologia têm suscitado inúmeros debates e discussões, com implicações éticas, sociais e culturais. Argumenta-se que a tecnologia permitiu novas formas de expressão e experimentação sexual, como a pornografia de realidade virtual ou aplicações online para relacionamentos. Também se alega que a tecnologia criou novas formas de vigilância e de controlo corporal, como o software de reconhecimento facial ou a monitorização algorítmica do comportamento online. Ao mesmo tempo, há preocupações sobre como a tecnologia pode perpetuar ou reforçar preconceitos e estereótipos existentes relacionados à imagem corporal, ao género, à saúde mental e à sexualidade. Por exemplo, algumas redes sociais e aplicações móveis foram criticadas por promover padrões de beleza irrealistas e perpetuar a violência e o assédio com base no género.
Nesta sessão, partimos das ideias de performatividade, corpos, tecnologias e sexualidades, com Valeria Radrigán e Liz Vahia. No seguimento das suas investigações das relações humano-máquina por meio dos conceitos originais de “performatividade digital” e “tecnossexualidade”, Valeria Radrigán propõe-nos pensar crítica e sensivelmente as formas pelas quais os aparatos tecnológicos atuais estão a reconfigurar o nosso desejo/prazer nas experiências mediadas por dispositivos. Por sua vez, Liz Vahia lança a hipótese de pensar estas questões através do trabalho de artistas da contemporaneidade, onde a performatividade, as sexualidades e a tecnologia se encontram e nos permitem pensar numa circularidade entre corpo, imagem e medium.
Partindo de uma ideia de orgânico como contendo em si o biológico e o tecnológico, a proposta é atentar, através destes trabalhos, numa relação promíscua entre corpos e tecnologia e repensar, por exemplo, conceitos como corpo e ecrã, superfície e interior ou desejo e máquina.
Notas biográficas
Valeria Radrigán | Doutorada em Filosofia com especialização em Estética e Teoria da Arte (Universidade do Chile), e Mestre em Teoria da Arte Contemporânea (Universidade Complutense de Madrid). Investigadora das relações entre corpo e tecnologia, especialista em sexologia contemporânea, teoria ciborgue, estudos da performance e cultura dos media. Os seus trabalhos são caracterizados por enfoques transdisciplinares, abordando o fenómeno da corporalidade e as suas representações a partir da teoria e experiência do treino físico. Trabalhou durante 15 anos como professora universitária no Chile nas suas áreas de investigação, mantendo redes de trabalho internacionais com diversas instituições. Os seus livros mais relevantes são: "Siento mariposas en el celular. Cuerpo, afecto y sexualidad en dating apps" (Oxímoron, Santiago de Chile, 2021), "Yto: del pigmento al electrón" (Ocho Libros, Santiago de Chile, 2018), e "Extremos del volumen" (Cuarto Propio, Santiago de Chile, 2016). Atualmente, é investigadora independente em sexologia digital e transumanismo e trabalha como personal trainer certificada de kettlebells (IKFF, 2021).
Liz Vahia | Licenciada em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Coimbra, com pós-graduação em Teoria e Crítica da Arte Contemporânea, pela Eina–Escola de Disseny i Art, Barcelona. Frequentou formações na área das artes visuais, cinema, dança e performance. Foi bolseira da FCT no Museu Nacional de Ciência e da Técnica, em Coimbra, e bolseira INOVART no NCCA – National Centre for Contemporary Arts em Moscovo. De 2016 a 2019 integrou o projeto “BlackBox – The collaborative platform to document performance composition”, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desde 2014 é editora-chefe da Artecapital, revista online especializada em artes visuais contemporâneas. Frequenta o programa de doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
___________________________
Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis >> https://zoom.us/j/81727712733 | ID: 817 2771 2733 | Senha: 278502
Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.
As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.