Seminário | GRUPO DE TRABALHO POLICREDOS

Género e espiritualidade em universos católicos: hipóteses para uma leitura trans-histórica

Tiago Pires Marques (CES)

15 de março de 2023, 15h00 (GMT)

Evento em formato digital

Moderação: Júlia Garraio (CES)

Apresentação

Coincidindo aproximadamente com a publicação do livro coletivo Religião e Masculinidades. Modelos, práticas e transgressões (org. em colaboração com João Luís Fontes e Maria Filomena Andrade), terceiro volume de uma série iniciada em 2015, esta sessão dará conta de um percurso de investigação que mobilizou mais de duas dezenas de investigadore/as em torno dos temas articulados género, religião, masculino e feminino. Numa perspectiva pessoal desta iniciativa coletiva, darei conta de algumas questões iniciais, bem como das sucessivas deslocações de problematização e das inovações conceptuais geradas pela investigação e pelos debates no âmbito deste projeto. De seguida, apresentarei algumas propostas de leitura trans-epocal, mobilizando conjuntamente a história das permanências e descontinuidades e interpretações antropológicas, tentando perscrutar o possível impacto deste conjunto de investigações para a compreensão das dinâmicas de género através do prisma das práticas da espiritualidade.

Nota biográfica

Tiago Pires Marques | Investigador Principal FCT no CES desde 2019; integra a linha temática Risco(s), ecologias, saúde. No seu doutoramento, realizado no Instituto Universitário Europeu de Florença, investigou as transformações dos sistemas penais em contextos de construção de regimes fascistas (v. 'Crime and the Fascist State', Routledge, 2016). Desde 2008, tem estudado a construção dos saberes psi (psiquiatria, psicologia e psicanálise) e a "fabricação do psiquismo", na interseção entre história da ciência e história das religiões. Investigador no CES desde 2014, desenvolve a sua investigação sócio-histórica sobre a saúde mental, estendendo o campo de observação à contemporaneidade. Atualmente investiga a história dos modelos de saúde mental na sua relação com a medicalização da vida e com a história dos direitos humanos. Interessa-se especialmente pelos saberes, propostas políticas e alternativas à psiquiatria produzidas pelos movimentos de utentes no campo da psiquiatria.

_______________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://us02web.zoom.us/j/87333014141 | ID: 873 3301 4141 | Senha: 701670

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.