OFICINA | GENDER WORKSHOP SERIES XIII

Conversa Feminista com Joana Canêdo

29 de junho de 2023, 17h00

Sala 2, CES | Alta

Entrevistadora: Irina Castro (CES)


Apresentação

O Gender Workshop prossegue as  “Conversas Feministas” com pessoas de diferentes áreas de intervenção e de trabalho no domínio da igualdade de género e da dignidade e bem-viver das mulheres em Portugal e em Espanha. As conversas permitirão cartografar trabalho relevante realizado no nosso país e no país vizinho não somente na academia, nas ciências, mas também no ativismo, nas artes, no cuidado, no trabalho, no sindicalismo, etc. A convidada desta conversa é Joana Canedo, entrevistada por Irina Castro.


Notas biográficas

Joana Canêdo | Ativista pelos direitos das pessoas que usam drogas. Faz parte do Comite Executivo da EuroNPUD (Rede Europeia de Pessoas que Usam Drogas). Em Portugal, Joana está a trabalhar com com mulheres e pessoas não binárias que usam drogas e fazem trabalho sexual, co-creando o coletivo Manas/ GAT. Especialista em reformar políticas de drogas, redução de danos e políticas públicas, trabalha a partir da interseccionalidade para alcançar políticas públicas eficientes, especialmente com foco em abordagens bottom-up. Candidata ao Doutoramento de Estudos de Desenvolvimento no ICS. Interessada em pesquisas que se voltam para a inclusão da comunidade no desenho, implementação e monitorização de programas inovadores. Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais e Mestre em Economia e Políticas Públicas.

Irina Castro |  Trabalha no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Em 2009 licenciou-se em Ecologia Aplicada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.Em 2011 concluiu o seu mestrado em Engenharia Ambiental e no mesmo ano integrou o CES como bolseira de investigação no projecto "BIOSENSE | O envolvimento da ciência com a sociedade: Ciências da Vida, Ciências Sociais e Públicos", coordendado por João Arriscado Nunes. Desde então colabora no desenvolvimento, promoção e avaliação de iniciativas de comunicação de ciência e promoção de relações ciência-sociedade, com particular incidência sobre a relação entre sociedade e a biotecnologia. Em 2022 concluiu o doutoramento no programa de Governação, Conhecimento e Inovação (ramo sociologia) no qual desenvolveu a construção ontológica das sementes transgênicas através das práticas dos/as cientistas e das controvérsias científicas. Nos últimos anos tem trabalhado em estreita colaboração com João Arriscado Nunes (CES), Rita Serra (CES) e Raúl García-Barrios, este último investigador do Centro Regional de Investigação Multidisciplinar da Universidade Autónoma do México (CRIM / UNAM). Entre 2014-2017 trabalhou como gestora de projetos do Gabinete de Gestão Projetos do CES, tendo regressado em 2020 a estas funções.