OFICINA | GENDER WORKSHOP SERIES XIV

Conversa Feminista com Catarina Vitorino

30 de novembro de 2023, 17h00

Sala 1, CES | Alta

O Gender Workshop promove “Conversas Feministas” com pessoas de diferentes áreas de intervenção e de trabalho no domínio da igualdade de género e da dignidade e bem-viver das mulheres em Portugal e em Espanha. Esta conversa pretende abordar as questões da deficiência. Tem como convidada Catarina Vitorino, entrevistada por Gonçalo Cholant.

Notas biográficas

Catarina Vitorino concluiu o Mestrado Integrado em Psicologia em 2018, na área de Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde pela Universidade de Coimbra. Atualmente é aluna de Doutoramento em Psicologia da Saúde, no âmbito do concurso DOCTORATES 4 COVID-19, no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da mesma instituição. O seu projeto de investigação intitula-se “Large-scale, longitudinal documentation of the impact of COVID-19 on mental health and wellbeing across Portuguese nurses and their families”. Tem como principais interesses científicos as Terapias Cognitivo-Comportamentais, processos de adaptação a diferentes contextos de adversidade, Estudos da Deficiência sob uma perspetiva emancipatória. É mulher com deficiência e define-se como ativista anticapacitista, feminista e interseccional. Defende que a deficiência contribui para formar a identidade individual de cada um e cada uma, mas não define ninguém. Acredita que, um dia, a deficiência pode ser abordada, não com um “mas”, mas com um “e”. É uma convicta defensora da importância da verdadeira interseccionalidade dos movimentos sociais e de que é este o caminho para uma sociedade livre de opressão. Neste momento, é co-coordenadora da Delegação de Coimbra da Associação Centro de Vida Independente e co-fundadora do Coletivo Feminista As DEsaFiantes.

Gonçalo Cholant é doutorado em Línguas Modernas: Cultura e Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) (2019), sendo atualmente Professor Auxiliar convidado na mesma instituição. Leciona nos programas de doutoramento em Estudos Feministas e Línguas Modernas. Possui mestrado (2012) em Estudos Feministas (FLUC), Portugal, e Licenciatura (2008) em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Brasil. É investigador do CETAPS - Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies, no grupo American Intersections, e participa também como investigador do Observatório do Trauma - do Centro de Estudos Sociais (CES). Seus interesses de pesquisa são Literatura Afro-Americana, Literatura Caribenha, Autobiografia, Escrita Feminina, Estudos Feministas, Representações da Violência e Trauma. Seu último livro é Reconfigurations of the Bildungsroman Taking Refuge from Violence in Kincaid, Danticat, hooks e Morrison. Publicado por De Gruyter em Berlim e Boston.