Seminário | Ciclo 'As Tramas da Memória: datas para contar'

Vidas: 25 de Abril e Emigração

Manuel Antunes da Cunha (Universidade Católica Portuguesa, Braga)

16 de maio de 2023, 16h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Apresentação

Este seminário insere-se no ciclo  As Tramas da Memória: datas para contar organizado pela coordenação da linha de investigação Europa e o Sul Global: patrimónios e diálogos. O ciclo visa assinalar e refletir sobre datas menos sonoras, mas igualmente determinantes para a construção do 25 de Abril de 1974 e das independências dos países africanos de língua oficial portuguesa e de Timor-Leste. Os seminários decorrem on-line, sempre que possível na data a assinalar, todos os meses, pelas 16 horas, ao longo de 2023

No dia 16 de Maio assinala-se o Dia Internacional de Histórias de Vida. Elsa Lechner convida o professor Manuel Antunes da Cunha, da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, para uma reflexão sobre o 25 de Abril e a emigração portuguesa em França.


Notas biográficas

Elsa Lechner | Doutorada em Antropologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2003) é Investigadora associada do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Foi Fulbright Visiting Scholar nas Universidades de Rutgers e Brown, EUA (2014/15) com um projeto de pesquisa biográfica entre portugueses de New Jersey. Co-coordenadora do Núcleo das Humanidades, Migrações, e Estudos para a Paz do CES e membro do CC do CES (2010-2014), Investigadora Auxiliar no CES (2009-2014), Investigadora Principal no CES (2014-2019). Foi bolseira de pós-doutoramento da FCT no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e no ISCTE (2003-2009). A sua pesquisa incide sobre processos identitários em contextos migratórios, relações interculturais, pesquisa biográfica, sofrimento e resiliência dos migrantes, emigração portuguesa e imigração em Portugal, e práticas de inclusão/participação. Coordenadora de um projeto Gulbenkian sobre histórias, memórias e inovação na emigração portuguesa, em articulação com o Museu da Pessoa (São Paulo), Departamento de Estudos Portugueses da Universidade de Paris X-Nanterre, Universidade de Berkeley, e Universidade de Rutgers-Newark. Autora de vários artigos nacionais e estrangeiros sobre pesquisa biográfica no estudo das migrações. Atualmente desenvolve atividades de articulação entre a investigação biográfica, saúde, arte, e cultura.

Manuel Antunes da Cunha é professor na Universidade Católica em Braga. É Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Paris 2 (Panthéon-Assas), leciona Sociologia da Comunicação, Jornalismo de Investigação, Comunicação Política e Métodos de Investigação. É coordenador do Mestrado em Comunicação Digital, da pós-graduação em Comunicação no futebol profissional (UCP-Liga de Portugal) e dos estágios da Licenciatura em Ciências da Comunicação. Integra ainda o Centro de Estudos Filosófico-Humanísticos (UCP). Especialista em Sociologia dos Media, Estudos de Recepção, Migrações e Metodologias Qualitativas é autor de três dezenas de publicações e outras tantas comunicações em eventos e congressos nacionais e internacionais. O seu livro "Les Portugais de France face à leur télévision. Médias, migrations et enjeux identitaires" (PUR, 2009) foi premiado com a menção honrosa do Prix national de la recherche de l’Inathèque de France.

_____________
 

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/84587553732  | ID: 845 8755 3732 | Senha: 188302

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.