Encontro

Rios da Amazónia: Afluentes Poéticos e Modernidades Contestadas

3 de maio de 2022, 14h00-18h00

Sala 1, CES | Alta

Programa

14h-14h15 | Apresentação do Evento
Patrícia Vieira, CES, Universidade de Coimbra (presencial)

14h15-15h00 | De Correntes e Remoínhos: Forças Hidráulicas e Trabalho Humano na Amazónia
Javier Uriarte, Stony Brook University (presencial)
Concentrando-se nos escritos do engenheiro colombiano Miguel Triana de começos do século vinte, e tendo em contas as drásticas transformações na paisagem amazónica atual como consequência da construção de centrais hidroelétricas, esta palestra estuda comparativamente as formas como as correntes fluviais têm sido descritas, imaginadas e pensadas na região amazónica.

15h15-16h00 | Hidrelétricas Re-imaginadas: Arte e Ecofeminismo em Belo Monte
Victoria Saramago, University of Chicago (online)
Esta apresentação discute como o impacto da construção de usinas hidreléctricas de grande porte tem sido abordado em obras contemporâneas no âmbito da literatura e das artes visuais. Baseando-me no caso da hidrelétrica de Belo Monte, examino questões tais como a luta por visibilidade e processos de narrativização através do que identifico como uma tendência ecofeminista na produção atual.

16h15-17h | El Río: discursos sobre las relaciones multiespecies
Juan Carlos Galeano, Florida State University (presencial)
El Río es un documental sobre los ríos que sirve de reflexión sobre los sofisticados sistemas de conocimiento y las alfabetizaciones científicas que las comunidades amazónicas han desarrollado para interpretar la globalización, el cambio climático y las polémicas relaciones humanas con los ríos, los ecosistemas y las especies que los habitan.

17h15-18h | Mesa-Redonda de Discussão com as/os Participantes