Roda de Conversa | Observatório das Políticas de Educação e Formação (OP.Edu)
Práticas de educação antiopressiva
8 de novembro de 2022, 10h00-13h00
Sala 1, CES | Alta
Notas biográficas
Ana Maria Seixas é doutorada em Ciências da Educação, área de especialização de Sociologia da Educação, pela Universidade de Coimbra. É professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, onde exerce funções docentes desde 1987. É também investigadora no Centro de Estudos Sociais, onde integra a Linha Temática Democracia, Justiça e Direitos Humanos e co-coordena, desde janeiro de 2022, o Observatório das Políticas de Educação e Formação. Os seus interesses de investigação e atividade docente centram-se nos domínios da sociologia da educação, políticas educativas, ensino superior, educação comparada e administração e gestão da educação. Desenvolve atualmente projetos especificamente na área da educação para a cidadania e literacia mediática e digital.
Maria Fernanda Palrinhas é licenciada em Biologia – ramo educacional (1987). É professora do quadro de Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, grupo disciplinar 520 (Biologia e Geologia).
Júlia Garraio é investigadora do Centro de Estudos Sociais, onde integra a linha temática Democracia, Justiça e Direitos Humanos. Co-coordena o Grupo de Trabalho POLICREDOS, juntamente com Teresa Toldy e Luciane Lucas Santos. Grande parte da sua investigação, das suas atividades e publicações foi dedicada à literatura e à cultura alemã dos séculos XX e XXI. O seu projeto de pós-doutoramento debruçou-se sobre as representações culturais e literárias da violação de mulheres e adolescentes alemãs no contexto da Segunda Guerra Mundial. Publicou vários estudos sobre a a forma como as experiências de mulheres na guerra são representadas e memorializadas em narrativas nacionais. Os seus atuais interesses de investigação incluem violência sexual, masculinidades, feminismos, nacionalismo, literatura comparada e media. É membro co-fundador do grupo de investigação internacional SVAC-Sexual Violence in Armed Conflict e faz parte do Conselho Editorial da revista European Journal of Women's Studies. Atualmente é investigadora contratada do projeto DECODEM (Des)Codificar Masculinidades: para uma melhor compreensão do papel dos media na construção de perceções de masculinidades em Portugal.
Marta Araújo (PhD, Universidade de Londres, Instituto da Educação, 2003) é Investigadora Principal do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES). O seu trabalho de investigação tem abordado duas linhas complementares: i) políticas públicas, discurso político e igualdade étnico-racial; ii) história pública e educação formal, focando nas narrativas sobre o colonialismo e a escravização. Marta Araújo é Vice-Presidente do Conselho Científico do CES, co-coordenadora do Programa de Doutoramento 'Democracia no Século XXI' (CES/FEUC), e docente a nível doutoral. Recentemente, foi Investigadora Visitante do Centre for Research on Ethnic Relations and Nationalism (CEREN) da Universidade de Helsínquia. Integra actualmente o Conselho Editorial de publicações sobre sociologia, 'raça' e educação no Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Portugal e tem publicado internacionalmente em revistas reputadas (ex. British Journal of Sociology of Education, Ethnic and Racial Studies, Patterns of Prejudice e 'Race', Ethnicity e Education). Marta Araújo tem actuado como consultora académica sobre discriminação e igualdade étnico-racial e participado em reuniões de especialistas a nível nacional e internacional. Tem ainda estado activamente envolvida em actividades de extensão, particularmente com escolas e ONGs.
Rita Campos é investigadora em Comunicação de Ciência e Educação Não-formal de Ciência do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), e co-coordenadora do Ciclo de Metodologias Roda de Saberes. Tem licenciatura e doutoramento em Biologia pela Universidade do Porto. Os seus actuais interesses de investigação centram-se no estudo e produção de ferramentas de comunicação de ciência, aprendizagem activa e envolvimento do público com e na ciência (ciência cidadã) sobre os temas das relações entre biodiversidade e saúde humana, interligações entre sistemas (naturais, sociais, culturais) e sustentabilidade (ambiental). Interessa-se por abordagens interdisciplinares e metodologias que potenciam a inclusão e participação dos públicos, como a educação baseada no contexto ou as metodologias visuais, e por métodos mistos de avaliação das ferramentas produzidas. Tem colaborado regularmente com instituições nacionais e internacionais (CIBIO-InBIO-BIOPOLIS, Museu da Ciência da UC, COI-UC, UFRN-Brasil). O seu trabalho tem merecido o reconhecimento nacional e internacional, destacando-se o Prémio de Distinção atribuído pela Casa das Ciências e o passe "Esquema novas ideias" atribuído pela ECSITE.
Sofia Gonçalves é professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (ESEC-IPC) e investigadora colaboradora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES).
Tatiana Moura é investigadora Auxiliar do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), onde coordena diversos projetos nacionais e internacionais sobre masculinidades e prevenção de violência de género (KINDER, X-MEN, entre outros) com um impacto relevante na produção de contribuições para programas e políticas públicas de igualdade de género e masculinidades em Portugal e no contexto europeu. Co-coordena a UPEA-CES e é membro da Comissão Permanente do Conselho Científico. É docente da disciplina "Relações Internacionais, Feminismos e Masculinidades" da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra desde Setembro de 2021, e diretora Associada do Instituto Maria e João Aleixo/UniPeriferias (Maré, Rio de Janeiro, Brasil) desde Março de 2018. Entre 2019 e 2021 foi co-coordenadora do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (CES-UC), e entre 2011 e 2019 foi diretora executiva do Instituto Promundo (Rio de Janeiro, Brasil), uma ONG internacional com representação no Brasil, E.U.A., República Democrática do Congo e Portugal dedicada ao envolvimento de homens e rapazes na igualdade de género. Nos últimos quinze anos, tem coordenado projetos sobre masculinidades, juventude e violências e trajetórias de não violência em contextos periféricos, em particular na América Latina e Europa. Membro da Aliança Global MenEngage, co-fundadora e co-coordenadora da Rede MenEngage Ibéria desde 2018, integra também o Promundo-US Fellowship Committee desde 2021. É Doutorada em Paz, Conflitos e Democracia pela Universidade Jaume I, Espanha, Mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Licenciada em Relações Internacionais pela mesma Faculdade. Os seus interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com feminismo das Relações Internacionais, masculinidades, violência urbana e novíssimas guerras. É autora de um vasto conjunto de publicações científicas, das quais se destacam, mais recentemente, "Power from the peripheries: Arts, cultures of equality and southern perspectives" (2021; in Suzanne Clisby, Mark Johnson & Jimmy Turner (eds. ), Theorising Cultures of Equality. London, UK: Routledge) e"Societal Violence and Masculinities: understanding linkages in and outside of wars" (2022; in Untapped Power: Leveraging Diversity and Inclusion for Conflict Resolution and Development, edited by Koppell, Carla. New York: Oxford University Press).
Teresa Cunha é doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. É investigadora sénior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde ensina em vários Cursos de Doutoramento; co-coordena a publicação 'Oficina do CES' e o Programa de Investigação Epistemologias do Sul. Co-coordenou os ciclos do Gender Workshop entre 2012 e 2022. Coordena a Escola'Ecologias Feministas de Saberes' É professora-coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico de Coimbra e investigadora associada do CODESRIA e do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Em 2017, foi agraciada com a Ordem de Timor-Leste pelo Presidente da República Democrática de Timor-Leste. Os seus interesses de investigação são feminismos e pós-colonialismos; outras economias e economias feministas mulheres; transição pós-bélica, paz e memórias; direitos humanos das mulheres no espaço do Índico. Tem publicados vários livros e artigos científicos em diversos países e línguas dos quais se destacam: Mulheres, Territórios e Identidades vol 1, 2 e 3; Women InPower Women. Outras Economias criadas e lideradas por mulheres do sul não-imperial; Never Trust Sindarela. Feminismos, Pós-colonialismos, Moçambique e Timor- Leste; Ensaios pela Democracia. Justiça, dignidade e bem-viver; Elas no Sul e no Norte; Vozes das Mulheres de Timor; Timor-Leste: Crónica da Observação da Coragem; Feto Timor Nain Hitu - Sete Mulheres de Timor»; Andar Por Outros Caminhos e Raízes da ParticipAcção.
Yaci Maria Marcondes Farias é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia/ Brasil (PPGEFHC – UFBA). Realiza estágio doutoral no Centro de estudos Sociais (CES) até janeiro de 2023. É especialista em ensino de biologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ- FFP). É integrante do Grupo de Pesquisa CABURÉ - Ciência, Sociedade e Educação (UFBA/UEFS), que realiza estudos sobre intervenções educacionais no ensino de ciências, educação anti-opressiva e ensino de ciências crítico, humanista e emancipatório.