PENSAR A COMIDA, PENSAR O MUNDO

Oficina VI

Adriana Bebiano

Isabel Noronha

18 de janeiro de 2022, 16h00 (GMT)

Evento em formato digital

Programa

1. Adriana Bebiano (CES): Fishan’ chipskefir, chá, vinho ou cerveja: classe, nação e diferença sexual na ficção policial de língua inglesa

Resumo: As representações da comida na ficção são muito diversas e polissémicas. Os romances realistas – modo no qual se inserem os policiais – permitem observar continuidades e mudanças nas práticas sociais relacionadas com questões atinentes à identidade nacional, à identidade sexual e à classe social. Nesta equação incluem-se ainda questões relativas às comunidades imigrantes e ao seu impacto na construção de novos patrimónios alimentares.

Na ficção policial contemporânea em língua inglesa estas dimensões são particularmente evidentes: o que as personagens consomem contribui para a significação da sua identidade nacional, de classe, e sexual, desde o consumo de fishan’chips e cerveja – nacionais, masculinos e de “classe operária” – ao peixe grelhado acompanhado de um copo de vinho, característicos de uma classe média cosmopolita. A comida – e a bebida, em particular – são ainda marcadores da identidade sexual, e a sua presença nos romances policiais tem vindo, nas últimas décadas, a transformar as configurações da feminilidade no ocidente. 

Nesta conversa, recorrerei a quatro policiais publicados em 2020 – cuja trama se situa em espaços urbanos da Irlanda, Escócia, Inglaterra e Estados Unidos – para analisar e discutir estas dinâmicas.


2. Isabel Noronha (Realizadora): Na Dobra da Capulana

Resumo: O documentário "Na Dobra da Capulana", de Camilo de Sousa e Isabel Noronha, "é uma viagem ao 'reino' encantado da capulana", "que nos revelará um universo tipicamente feminino através de situações e narrativas de um grupo de mulheres que, tal como todas as mulheres moçambicanas, usam a capulana para diversos fins e lhe atribuem diversas significações".

Ao longo de 30 minutos, o documentário pretende "descobrir o sentido de ser mulher em diferentes épocas, ligadas entre si pelos traços, cores, saberes, sabores, dizeres e nomes de cada capulana, na dobra da qual se esconde uma história única, singular".

Na dobra da capulana (2014). Direção de Camilo de Souza e Isabel Noronha, 2014, 30min. Filme disponível AQUI


Moderação: Maria Paula Meneses (CES)