Colóquio Internacional

Legados do Colonialismo: o caso de Cabo Verde

13 de dezembro de 2022, 10h00-17h00

Sala 1, CES | Alta

Comunicações | Notas biográficas

Ângela Coutinho.“Mulher cabo-verdiana rural/ suburbana e chefe de família: que legado do colonialismo?”
Nota Biográfica | 
Ângela Sofia Benoliel Coutinho recebeu o seu doutoramento em História Africana Contemporânea na Universidade de Paris, Sorbonne, em 2005. Deu aulas no Departamento de Português da Universidade de Paris em Nanterre e deu uma variedade de aulas de história africana em Mindelo, Cabo Verde. Recebeu uma bolsa de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e tem realizado investigação em várias outras instituições em Portugal. Desde 2007, teve numerosos artigos publicados em anais de conferências internacionais, bem como capítulos em livros e participou em muitos simpósios internacionais em Portugal e Cabo Verde. Integrou recentemente a equipa do projeto Cape Verde Jewish Heritage para realizar pesquisas de arquivo em Portugal, Londres, Marrocos, Gibraltar e Cabo Verde sobre os judeus marroquinos e gibraltinos que imigraram para Cabo Verde no século XIX.

Apolo de Carvalho. “A quem serve a posição geoestratégica dos pequenos Estados? Alguns questionamentos em torno dos discursos sobre o valor e utilidade geográficos de Cabo Verde no cenário internacional”
Nota Biográfica | Apolo de Carvalho é doutorando do Programa Pós-Colonialismos e Cidadania Global do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Bolseiro Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Mestre em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Mestre em Politique et Développement en Afrique et dans les Pays des Sud, pela Sciences Po Bordeaux. É licenciado em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Membro da Afrolis-Associação Cultural, é investigador no projeto AFROPORT.

Bruno Sena Martins. “Violência colonial, eurocentrismo e as províncias da desmemória”
Nota Biográfica | Bruno Sena Martins é Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). É licenciado em antropologia e doutorado em sociologia. Os seus temas de interesse incluem o corpo, deficiência, direitos humanos, racismo e colonialismo. É Cocoordenador do Programa de Doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies" e Docente no Programa de Doutoramento "Pós-Colonialismo e Cidadania Global". Foi Vice-presidente Conselho Científico do CES/UC (2017-2019).

Catarina Martins. “Colonialismo, anticolonialismo e o crioulo como superação. A escrita ficcional e o pensamento de Mário Lúcio Sousa”
Nota Biográfica | Catarina Martins é Professora Associada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Sociais. Foi leitora, durante vários anos, na Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar. É Doutorada em Literatura Alemã pela Universidade de Coimbra (2008). Tem publicado sobre temas de estudos feministas e pós-coloniais, literatura comparada, literatura de expressão alemã e literaturas africanas, em particular de mulheres. De entre as suas atuais áreas de investigação destacam-se os estudos pós-coloniais e os estudos feministas, associados a temas e problemáticas das literaturas e culturas. É docente em programas de Doutoramento em Estudos Feministas, Estudos Pós-Coloniais e Estudos de Literatura e Cultura.

Celeste Fortes. “Caminhos para uma agenda de memorização da nossa história: o audiovisual como proposta”
Nota Biográfica | Celeste Fortes. Cabo-verdiana, Safra de 81. Doutorada em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Nova de Lisboa. Docente na Universidade de Cabo Verde e Investigadora no Centro de Investigação e Formação em Género e Família da Uni-CV. Feminista e Ativista Social e Cultural. É co-realizadora do documentário Bidon: Nação Ilhéu. Tem colaborado em várias frentes para a democratização da história nacional e pela polifonia das vozes femininas, a partir da criação e execução de projetos de pesquisa académica e de intervenção teatral e audiovisual. Tem vários artigos publicados em revistas internacionais e participações em projetos de investigação e intervenção sociocultural, nacional e internacional, e em comissões editoriais e científicas de revistas. Em 2017 foi uma das selecionadas/bolseiras do programa Mandela Washington Fellowship for Young African Leaders. Coordenou o Projeto Memórias para o Futuro: Projetar a Independência no Feminino, que “partejou” o documentário Canhão de Boca, onde colabora como investigadora e o projeto teatral Cartas, com a sua assinatura enquanto dramaturga. É co-realizadora do documentário Bidon: Nação Ilhéu, Projeto vencedor do concurso DOC TV III da CPLP, 2018. Co-realizadora do documentário Leite de Tribunal (work in progress). Co-autora e co-apresentadora do programa O G da Questão na Rádio Morabeza, em São Vicente, Cabo Verde.

Crisanto Barros. “Notas sobre a patrimonialização do ‘Campo de Concentração do Tarrafal’: que estatuto simbólico para os presos políticos cabo-verdianos?” 
Nota Biográfica | Crisanto Barros, cabo-verdiano, licenciado em Ciências Sociais (Sociologia e Ciência Política) pela Unicamp (Brasil) e Doutor em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica). É professor na Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Uni-CV, onde dirige o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. As áreas de interesse de investigação incidem sobre formação e circulação das elites político-administrativas cabo-verdianas, no período pós-independência, e trajetórias de presos políticos cabo-verdianos, no Tarrafal (Cabo Verde) e em São Nicolau (Angola).

Inês Nascimento Rodrigues. “Quem é o combatente? Notas a partir de Cabo Verde”
Nota Biográfica | Inês Nascimento Rodrigues é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Integra a equipa de coordenação do Observatório do Trauma do CES. Entre 2020 e 2022, co-coordenou o grupo de investigação NHUMEP - Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz. Atualmente, desenvolve a sua pesquisa no âmbito do projeto "CROME - Memórias Cruzadas, Políticas do Silêncio: as guerras coloniais e de libertação em tempos pós-coloniais", coordenado por Miguel Cardina e financiado pelo Conselho Europeu de Investigação. É doutorada em Pós-colonialismos e Cidadania Global pelo CES/FEUC, tendo elaborado um estudo sobre o «Massacre de Batepá» em São Tomé e Príncipe que venceu a 11.ª edição do Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa. Os seus atuais interesses de investigação centram-se nos estudos da memória e culturais, nas teorias pós-coloniais e nos debates sobre a representação e comemoração das guerras coloniais e de libertação. É editora de recensões e membro do Conselho Editorial da revista Práticas da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past e integra o Conselho de Redação da e-cadernos CES.

 Iván Alvarado Castro. "Um contraponto. Legados do colonialismo nas Canárias"
Nota Biográfica | Iván Alvarado Castro é docente no Departamento de Antropologia Social e Cultura da Universidade Autónoma de Madrid. É licenciado em História pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria e em Antropologia pela Universidade Autónoma de Madrid. Recebeu o seu doutoramento neste último em 2017 com a sua tese "Teatro de la escucha". Praxis teatral como um processo de subjetivação política". A sua atual linha de trabalho centra-se em processos de subjetivação política emancipatória, prestando especial atenção aos elementos pós-coloniais e ao trabalho de Raymond Williams e aos estudos culturais britânicos. Recentemente, publicou com Diego Parejo a introdução ao último livro de Raymond Williams em espanhol "Política y Cultura" na editora Lengua de Trapo e em breve, com a Verso Books, publicará a introdução a La Larga Revolución (livro do qual é também editor) e o epílogo do "Cuestión Meridional" de Antonio Gramsci, da posição das Ilhas Canárias, também na Verso Books.

Miguel Cardina. “A transição mnemónica em Cabo Verde”
Nota Biográfica | Miguel Cardina é investigador do Centro de Estudos Sociais. É membro da coordenação da linha temática "A Europa e o Sul Global: Patrimónios e Diálogos". Foi Presidente do Conselho Científico do CES (2017-2019). Recebeu em 2016 a bolsa Starting Grant do European Research Council (ERC - Conselho Europeu para a Investigação) na qualidade de coordenador do projeto de investigação «CROME - Crossed Memories, Politics of Silence. The Colonial-Liberation Wars in Postcolonial Times» (2017-2023). Lecciona nos programas de doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies" e "Discursos: Cultura, História e Sociedade". É autor ou co-autor de vários livros, capítulos e artigos sobre colonialismo, anticolonialismo e guerra colonial; história das ideologias políticas nas décadas de 1960 e 1970; e dinâmicas entre história e memória.

Odair Barros-Varela. "O Extrativismo Humano em Cabo Verde. Notas sobre a primeira Máquina Burocrática da Modernidade Colonial (1460-…)"
Nota Biográfica | Professor Auxiliar da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), onde desempenhou as funções de Presidente da Comissão Executiva da Escola de Negócios e Governação (ENG). É Professor Convidado na Universidade Federal do Pará (Brasil) e em outras Universidades estrangeiras. É Licenciado em Relações Internacionais, Mestre e Doutor em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e pós-doutorado em Ciência Política na Faculdade de Direito e Ciência Política da Université du Québec à Montreal (UQAM-Canadá). É consultor internacional com vasta experiência nos campos das Migrações Internacionais e Integração Regional. De entre as diversas publicações nacionais e internacionais destacam-se os dois mais recentes livros: A Imigração da Guiné-Bissau em Cabo Verde. Praia: AAI (2022, coorganização e coautoria) e Olhares cruzados: Leituras comparativas da integração regional em África e na América Latina. Florianópolis: Editora Insular. (2021, coorganização e coautoria).