CES Summer School

Epistemologias do Sul VI: Existir, Resistir e Lutar através das Artes

27, 28, 29 e 30 de junho, 2022 e 04, 05, 06 e 07 julho, 2022

Evento Online

Esta 6ª edição da Escola de Verão Epistemologias do Sul centrar-se-á no papel que as Artes desempenham no alargamento dos diálogos Norte-Sul/Sul-Sul-Sul, e assim na expansão da imaginação política e epistemológica, que não se esgota na denúncia do pensamento capitalista hegemónico, colonialista e hetero-patriarcal. A pandemia de Covid-19 trouxe à luz as mais profundas desigualdades existentes no mundo, que foram frequentemente ignoradas ou negligenciadas, produzindo esquecimento e ausências. Após quase dois anos desde o aparecimento do Covid-19, nestes tempos difíceis e infelizes, algo se tornou claro: as Artes foram apresentadas para expressar os nossos sentimentos, permitindo-nos hoje, mais do que nunca, falar através delas, numa multiplicidade de formas artísticas e linguagens, tais como graffiti, fotografia (colonial), cinema, literatura ou tricot.

Como diz Boaventura de Sousa Santos, vivemos num período em que as formas mais repugnantes de desigualdade social e discriminação se tornam politicamente aceitáveis. As ideologias modernas de contestação foram em grande parte capturadas pelo neoliberalismo. Há resistência, mas esta está a tornar-se menos credível como alternativa realista. Esta resistência existe agora mais do que nunca fora das instituições e não através dos modos de mobilização política prevalecentes no período histórico anterior (partidos políticos e movimentos sociais).

Acreditamos que as artes, vistas como uma alternativa emancipatória ou simplesmente como uma forma de contestar o poder e expressar o nosso desacordo, podem dialogar perfeitamente com a ciência e o conhecimento académico. Assim, as Epistemologias do Sul exigem uma nova estética, uma pluralidade de práticas artísticas criativas pós-abissais que emergiram das lutas contra o capitalismo, o colonialismo, e o heteropatriarcado. Sendo este um apelo a transgredir as fronteiras entre o conhecimento académico e o conhecimento nascido nas lutas sociais, reconhecendo o papel das emoções na criação do conhecimento transformador.

Tal como nas edições anteriores, espera-se um grupo heterogéneo em termos de origem, conhecimento, idade e experiência de trabalho e luta. Esta escola de Verão será um espaço de intercâmbio mútuo e de co-aprendizagem que proporcionará os meios para imaginar e desenhar utopias reais a partir de experiências e conhecimentos concretos. À medida que a escola procura explorar, a estética do Sul, na sua pluriversidade, integra expressões artísticas de numerosas culturas e teorias estéticas desenvolvidas fora do paradigma das epistemologias do Norte, oferecendo chaves para pensar e compreender outros passados e novos futuros.