Colóquio final do projeto DeCodeM

DeCodeM | (Des)Codificar Masculinidades: para uma melhor compreensão do papel dos media na construção de perceções de masculinidades em Portugal

30 de novembro de 2022, 09h15-16h30 (GMT)

Evento em formato digital

Apresentação

Este colóquio pretende apresentar os principais resultados do projeto DeCodeM, que decorreu no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra entre outubro de 2019 e setembro de 2022, com financiamento da FCT (ref.ª PTDC/COM-CSS/31740/2017)

O projeto DeCodeM desenvolveu o primeiro estudo abrangente sobre media e masculinidades em Portugal. O projeto identificou e analisou criticamente, através de uma abordagem interseccional, as representações de masculinidades que são (re)produzidas pelos meios de comunicação social e redes sociais online em Portugal, explorando as razões que subjazem à construção de determinadas representações de género, procurando compreender por que certas noções de masculinidade prevalecem nessas representações, analisando a forma como essas representações são apropriadas ou contestadas por audiências e produtores de conteúdo, e examinando se elas promovem ou não uma perspetiva igualitária e não-violenta das relações sociais de género. A partir de uma lente feminista e com uma abordagem epistemológica ancorada na centralidade dos discursos combinada com uma abordagem tripartida à “agency” dos media (produção, mensagem, audiência) e uma abordagem ecológica aos discursos práticas e representações mediáticas, o DeCodeM abordou a complexidade, não-linearidade e heterogeneidade das representações e atitudes em relação às masculinidades e às relações de género na esfera mediática em Portugal, com uma forte componente de investigação-ação.

__________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis >> https://us02web.zoom.us/j/87402202987 | ID: 874 0220 2987 | Senha: 987570

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.